Cerca de 50 profissionais de imunização e coordenadores de campanha vacinal estiveram presentes, na última terça-feira (26/06), em reunião de preparação para a Campanha Antirrábica 2018, que ocorreu na Regional de Saúde de Uberaba. Diferente dos outros anos, desta vez a campanha vai acontecer concomitantemente em todos os municípios, de 16 de julho a 31 de agosto. A meta é vacinar 100% dos vacinados no ano passado, ou seja, 128.024 cães e 16.616 gatos, mais 10% de nascidos. Vinte mil doses já foram distribuídas aos municípios, representando 12% do total, que será entregue em lotes, visando melhor armazenamento das vacinas nos municípios.

Crédito: Sara Braga

De acordo com a referência técnica em zoonoses da Regional de Uberaba, Maria Amélia Martins, os profissionais que compareceram à reunião técnica replicarão o treinamento em seus municípios e serão responsáveis também, por alimentar o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Amélia afirma que “a população é bem orientada quanto a vacinar seus animais, mas é importante que os profissionais se organizem para atender aqueles que trabalham em horários alternativos e/ou organizando um Dia D, nos fins de semana”.

Marina Scalon, referência em imunização da Regional de Saúde, falou sobre qualidade e segurança da vacina, rede de frio, transporte e acondicionamento. Ela assegura que “a vacina antirrábica animal deve chegar com qualidade até o consumidor final, assim como é feito com os humanos, assegurando o processo adequado de transporte e acondicionamento dos imunobiológicos, preservando suas características iniciais e conferindo a devida imunidade”.

Por Sara Braga