Na próxima quinta-feira (28/06), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) fará o lançamento de seu Plano de Promoção da Integridade (PPI), que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, na Fundação. Através da implantação do Plano, a Funed passa a ser a primeira instituição a implantar a cultura de transparência e boas práticas no âmbito da administração pública estadual, após a Controladoria Geral do Estado (CGE), que comemorou o 1º aniversário do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) no último dia 15 de maio.

O lançamento do PPI Funed será feito durante o seminário “Integridade, transparência e combate à corrupção”, que contará com palestras sobre o tema ministradas pelo subcontrolador de Governo Aberto, Márcio Almeida do Amaral; pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP), José Carlos Fernandes Júnior; e pelo delegado da Polícia Federal, Cristiano Campidelli.

Como pioneira das entidades do estado neste trabalho, a Funed foi convidada a participar da cerimônia de aniversário do PMPI, em que o vice-presidente da Fundação, Daniel Medrado, discorreu sobre o desenvolvimento do PPI da Funed, citando como um dos pontos facilitadores a cultura institucional demonstrada pelos servidores, ao desenvolverem ações que vão ao encontro da promoção da integridade, como a implantação da gestão participativa e de integração com o servidor. “Integrar o servidor no processo de construção da gestão é de grande importância e relevância. Temos que ter canais de relacionamento com o servidor e com o cidadão que gerem informações e diagnósticos. Melhorar as ferramentas de transparência antecipa problemas”, afirma.

Sobre Integridade

O tema da Integridade Pública ganhou força na Administração Pública de Minas Gerais a partir da publicação do Decreto nº 47.185, em maio de 2017, que instituiu o PMPI. A Integridade Pública está associada ao compromisso com a conduta ética, à conformidade dos processos e ações e ao respeito pelo serviço público, o que requer ações preventivas e, muitas vezes, mudanças culturais e institucionais no ambiente em que atuamos.

Para fomentar a implementação de ações desse tipo na administração estadual, o PMPI orienta que a gestão de cada órgão ou entidade crie, publique e implemente planos de integridade específicos, capazes de desenhar soluções para problemas próprios ou mesmo aprimoramentos, de acordo com a realidade de cada um.

Programação

14h – Abertura e boas-vindas. (Vanderlei Machado, presidente da Funed).
14h05 – Lançamento do Plano de Promoção da Integridade da Funed e Cartilha. (Daniel Medrado, vice-presidente da Funed).
14h15 – A elaboração do Plano de Promoção da Integridade da Funed. (Leandro Passos, assessor-chefe do Departamento da Qualidade da Funed).
14h25 – Homologação do Plano de Promoção da Integridade da Funed. (Vanderlei Machado e Daniel Medrado).
14h30 – O Plano Mineiro de Promoção da Integridade. (Márcio Almeida do Amaral, subcontrolador de Governo Aberto da Controladoria Geral do Estado – CGE).
15h10 – Integridade ou morte! (José Carlos Fernandes, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público – CAO-PP).
15h50 - O combate à corrupção e o giro legislativo da última década. (Cristiano Campidelli, delegado da Polícia Federal).
16h30 – Agradecimentos.

 

 

Por Nayane Breder