O Comitê Gestor de Urgência e Emergência do Triângulo Norte aprovou o fluxo de atendimento nas 26 cidades que serão atendidas pelo SAMU192. A votação foi em sua última reunião nesta segunda (04/06), na Regional de Saúde de Uberlândia. Para ser considerado o desenho oficial, ele deverá ainda passar por instâncias estaduais para aprovação final. O SAMU representa um importante atendimento pré-hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), por receber diversas demandas emergenciais e prestar o atendimento inicial à saúde do usuário.

O fluxo de atendimento inclui os pontos assistenciais à saúde na Rede de Urgência e Emergência, que se dividem em porta de entrada e retaguarda. As portas de entrada são os estabelecimentos de serviços de saúde que irão receber o paciente para o primeiro atendimento. Uma de suas funções é estabilizar o quadro do paciente. Caso seja necessário, ele será encaminhado para os leitos de retaguarda de acordo com a classificação de risco e complexidade, conforme as especialidades (politrauma, ortopedia, cardiovascular, neurologia, cirurgia, clínica médica, obstetrícia, pediatria, saúde mental e álcool de outras drogas). Com uma rede bem desenhada, é possível qualificar e ordenar os atendimentos de urgência e emergência, como explicou a superintende regional de saúde de Uberlândia, Rosângela Paniago, sobre um dos objetivos do SAMU. “Com o Samu, podemos oferecer à população uma resposta individualizada para cada caso e encaminhá-lo de acordo com as suas necessidades, complexidade e proximidade das portas de entradas”.

Com o fluxo de atendimento do Samu aprovado, a Regional de Saúde de Uberlândia espera que os casos de baixa e média complexidade tenham resolução nos serviços de saúde próximos de seu local de residência, sem precisar encaminhar para o Hospital de Clínicas da Universidade de Uberlândia (HC – UFU). Foi feita também pelas Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba, em conjunto com as secretarias de saúde das 26 cidades, a identificação dos pontos de atendimento que serão prestadores de serviços para a Rede de Urgência e Emergência, como Hospitais de Pequeno e Médio Porte, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Prontos Socorros, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS). O fluxo será uma referência para que o SAMU direcione adequadamente os pacientes, pois identifica quais são as portas de entradas corretas. “Hoje foi pactuada a responsabilidade de cada um dos municípios e prestadores de serviços na região frente à implantação do SAMU. Somente o que é de alta complexidade, principalmente nas linhas prioritárias (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e o trauma), irá para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal (HC – UFU). O que é de média e baixa complexidade será solucionado na própria região”, explicou a referência técnica da Rede de Urgência e Emergência, Bruna Betiatti. Quando necessário, as únicas cidades que poderão encaminhar os casos de média complexidade para o HC- UFU serão Araporã, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte e Prata.

Créditos: Priscila Fujiwara

Monte Carmelo é uma das cidades que será atendida pelo SAMU e terá seu fluxo direcionado para o Pronto Socorro Municipal, Hospitais Santa Terezinha e Virgílio Rosa ou para a Santa Casa de Misericórdia em Patrocínio. O vice-prefeito e secretário de saúde de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha, espera que o SAMU qualifique e melhore o atendimento ao usuário. “Com a aprovação da grade de serviços, hoje estamos concluindo um longo processo para a implantação do SAMU, que é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência para qualificar o atendimento”. O secretário também reforçou que os secretários de cada cidade atendida pelo SAMU e prestadores de serviços precisam assumir a responsabilidade do seu papel pactuado durante a reunião do Comitê. “Estamos dividindo aqui a responsabilidade entre cada município e cada prestador de serviços no atendimento ao usuário. Todos precisam se responsabilizar de fato pelo que foi contratado. Se um hospital de média complexidade recebe recursos do SUS, ele precisa ser resolutivo. Temos que desafogar o Hospital de Clínicas, de Uberlândia, que está muito sobrecarregado. Nós, secretários de saúde, estamos nos unindo para assumir a nossa responsabilidade e desafogar o HC”, finalizou o gestor.

Investimento Estadual no SAMU192

Para a implantação do SAMU192 na região do Triângulo Norte, a Secretaria Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiu R$6 milhões para a aquisição de equipamentos, materiais de consumo, serviços de terceiros e veículos e R$ 3,8 milhões para a aquisição de 31 ambulâncias.

Área de Abrangência do SAMU192 Triângulo Norte

Araguari