No mês que marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), vários municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estão realizando atividades comemorativas. O objetivo é reforçar a importância da defesa dos direitos das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e os que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

A referência técnica em saúde mental do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Alcina Mendes Brito, ressalta a importância dos eventos no Norte de Minas, uma vez que fortalece a rede de atenção psicossocial.

Créditos: Pedro Ricardo

"Desde 1987, dentro das comemorações do Dia de Luta Antimanicomial, trabalhadores, familiares e usuários dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas saem às ruas para defender os direitos dos cidadãos terem acesso a tratamento humanizado em serviços de base comunitária e de portas abertas. Esse objetivo tem sido alvo constante de debate e foco das capacitações que a Regional de Saúde de Montes Claros tem realizado, com a participação das referências técnicas das secretarias municipais de saúde e com os prestadores de serviços à população”, lembra Alcina Brito.

Atualmente, a rede de serviços de saúde mental que contempla o atendimento de demandas de 53 municípios da área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros possui 19 centros de atenção psicossocial (CAPS) sediados em 14 cidades; 40 leitos de saúde mental, álcool e outras drogas; uma unidade de acolhimento adulto; uma unidade de acolhimento infanto-juvenil e um serviço residencial terapêutico.

Por Pedro Ricardo