A Regional de Saúde de Varginha reuniu, nesta última sexta-feira (18/05), servidores do Centro Administrativo Sul de Minas para uma apresentação em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. A referência Técnica de Urgência e Emergência e Saúde Mental da Regional de Saúde de Varginha, Poliana Pereira, esteve à frente do evento e iniciou apresentando o mote da campanha de 2018: “Atentas e Fortes: Tantãs sem temer os golpes”.

Poliana ressaltou a importância de ser exposto a todos um pouco sobre o histórico da Luta Antimanicomial no Brasil e o significado real desta data, passando pelos antigos manicômios sem nenhum critério de internação, até a estruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A RAPS foi instituída pela Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, e tem por objetivo promover direitos às pessoas com transtorno mental dentro da sociedade, bem como articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade. "O movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza como um ato de luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e um combate à ideia de que se deve isolar esses indivíduos", destacou Poliana.

A referência técnica em Saúde Mental apresentou ainda os resultados do movimento, como publicação de portarias regularizadas, avanço da Reforma Psiquiátrica no Brasil, redução do número de leitos e aumento de implantação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “Apesar de toda a Luta Antimanicomial, o cuidado deve ser constante, pois ainda existem profissionais de saúde e governantes que defendem a volta de hospitais psiquiátricos”, alertou.

A ação foi encerrada com um vídeo reflexivo sobre a Saúde Mental, a aceitação e inserção desses pacientes na sociedade e um incentivo à discussão sobre o tema. Um café da manhã e uma exposição dos cartazes da campanha, pelos servidores presentes, fecharam a manhã.

Por Mariana Ribeiro

Enviar para impressão