A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou nesta terça-feira (14/05), no auditório da sua Unidade Descentralizada em Caratinga, uma capacitação para toda sua equipe de Agentes em Saúde Pública (ASP), dando início ao projeto “Atividades de Intensificação das Ações de Controle Vetorial ao Aedes”. A capacitação foi ministrada pela referência técnica do Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes, da SES-MG, Dionísio Pacceli Costa, com o objetivo de padronizar o conhecimento referente às atividades de campo relacionadas ao controle das arboviroses urbanas.

Crédito: Flávio A. R. Samuel

“Este projeto, desenvolvido pelo nosso Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), visa ações estratégicas na Região Metropolitana do Vale do Aço e no município Belo Oriente com o objetivo de reduzir a incidência das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti”, destacou Rejane Balmat Letro, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.

Durante a capacitação, houve a formação de 05 (cinco) Grupos de Trabalho composto pelo Agentes de Saúde Pública (ASP) lotados na Unidade Descentralizada (UDC) de Caratinga e Unidade Regional de Saúde (URS) de Coronel Fabriciano. Estes grupos irão dar apoio às ações de controle vetorial e capacitarão os Agentes de Combate a Endemias dos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso e Belo Oriente.

Outras ações

No mesmo dia (14/05), em Coronel Fabriciano, foi realizada a capacitação sobre o “Manejo Clínico da Chikungunya” para médicos e enfermeiros da Atenção Primária da região. A capacitação também faz parte do projeto “Atividades de Intensificação das Ações de Controle Vetorial ao Aedes” e teve o objetivo de orientar os profissionais da atenção primária, médicos e enfermeiros, para os casos graves de Chikungunya, os cuidados com as gestantes, os medicamentos recomendados, o tratamento no Sistema Único de Saúde - (SUS) e as ações de vigilância, abordando as três fases de evolução da doença: aguda, subaguda e crônica, além da forma de intervenção para cada uma.

A capacitação foi ministrada por Guilherme da Silveira Campos, Médico Reumatologista e Mariana Vasconcelos Costa Araújo, Médica Infectologista, ambos do Hospital Márcio Cunha (HMC). “A organização dos serviços de saúde, seja na rede pública (SUS) ou privada, é fundamental para uma resposta adequada diante do aumento do número de casos de arbovirores. É necessário promover a assistência adequada ao paciente, organizar as ações de prevenção e controle, e fortalecer a integração das diferentes áreas e serviços”, destacou Guilherme.

O Projeto segue até o dia 04 de junho, quando será finalizado com uma atividade de avaliação das ações realizadas. A reunião será coordenada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano e pela coordenação do Programa Estadual das Doenças Transmitidas pelo Aedes (SES-MG), e contará com a participação dos Coordenadores dos Grupos de Trabalhos, Secretários Municipais de Saúde, Coordenadores de Vigilância Epidemiológica e Supervisores de Campo do Programa de Controle Vetorial dos municípios envolvidos.

Por Flávio A. R. Samuel