Numa iniciativa do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e da Coordenadoria de Educação para Doenças e Agravos não Transmissíveis, a Regional de Saúde de Montes Claros lançou nesta quinta-feira, 3 de maio, a Campanha Maio Amarelo. A ação envolveu os servidores de todos os núcleos de coordenação da Regional de Saúde e as apresentações contaram com a participação da referência técnica em Promoção da Saúde, Graciele Helena Fernandes, e da referência técnica da Coordenadoria de Educação para Doenças e Agravos não Transmissíveis, Lícia Mazarelo.

Crédito: Pedro Ricardo

O objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas para a Cultura da Paz no Trânsito, levando-se em conta que os acidentes automobilísticos representam uma das maiores causas de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o mote “Nós somos o trânsito”, o Movimento chega à sua quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Ao destacar a importância da Campanha Maio Amarelo, Graciele Fernandes lembrou que a Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Com base em dados divulgados pelo site Maio Amarelo, Graciele Fernandes assinalou que, atualmente, os acidentes automobilísticos já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto de cada país. Por esse motivo, com o lançamento da “Década de Ação para a Segurança no trânsito”, a intenção da Organização Mundial de Saúde é poupar, até 2020, cinco milhões de vidas por meio de planos mundial, nacionais e regionais.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão