Nesta segunda-feira (23/04), a Regional de Saúde de Juiz de Fora reuniu secretários Municipais de Saúde e referências Técnicas da Pactuação Interfederativa dos 37 municípios da área de abrangência da Regional. O objetivo foi discutir sobre o processo de revisão da pactuação Interfederativa 2018, apresentando o rol dos Indicadores de Saúde, bem como a importância do Monitoramento e Avaliação das metas pactuadas, instruindo os municípios quanto à análise dos indicadores e proposição dos compromissos a serem firmados na pactuação.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Gestão Microrregional da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Marly Lopes Ladeira Assis, e pelaespecialista em Políticas e Gestão da Saúde da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Rosimeire Consolação de Oliveira Souza.

Crédito: Adriana Mendes

Na ocasião, foi ressaltada a importância de se pactuar metas para mensurar o desempenho dos municípios por meio dos indicadores elencados, fortalecendo assim a integração entre os Instrumentos de Gestão. São eles: Plano Municipal de Saúde Programação Anual de Saúde e Relatórios de Gestão, os quais possibilitam aos municípios tirar suas dúvidas referentes à revisão da Pactuação Interfederativa 2018, conhecer o fluxo desse processo e, inclusive, o que deve ser discutido na Reunião Temática Gestão do SUS e pactuado nas CIR’s correspondentes.

Para Marly, o encontro foi bastante proveitoso. "Nessa reunião, o Núcleo de Gestão Microrregional conseguiu fazer a interface com as demais áreas técnicas da Regional, como com o Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Núcleo de Redes e Vigilância em Saúde, permitindo aos municípios conhecerem suas realidades municipais por meio de seus resultados”, ressaltou.

 

Por Adriana Mendes