Para alinhar os fluxos de atendimento nos serviços da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCDP) e construir coletivamente um plano de ação para 2018, a Regional de Saúde de Uberlândia reuniu as Juntas Reguladoras da RCDP na última terça (10/04) para a 1ª Reunião Técnica das Juntas Reguladoras.

Crédito: Priscilla Fujiwara

A Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência inclui a reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia, múltiplas deficiências e saúde bucal. A Junta é uma comissão de profissionais representantes da área de saúde, educação e assistência social dos municípios que são responsáveis pelo monitoramento, fiscalização, implantação e implementação da RCDP, com apoio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Uberlândia (NRAS).  Segundo a coordenadora do NRAS, Maria Lúcia dos Reis, as principais atribuições da Junta são auxiliar a articulação entre os componentes de atenção à saúde e estabelecer e regular os fluxos assistenciais. “Porém temos observado que é preciso fortalecer a articulação entre os pontos de atenção, principalmente dos serviços especializados da pessoa com deficiência com a atenção primária - e este foi um dos pontos debatidos durante a reunião. A atenção primária tem papel fundamental para identificar as deficiências precocemente, além de acompanhar as pessoas com deficiência e realizar encaminhamentos, quando necessários” reforçou.

A Junta em Patrocínio (Alto Paranaíba) existe desde 2012. Para a fonoaudióloga da comissão, Denise Pereira, muitas vezes a porta de entrada para o serviço tem sido a APAE e não a atenção primária. “O nosso maio desafio hoje é mudar este fluxo” reforçou. “Vamos sensibilizar a atenção primária e realizar uma ampla discussão dos critérios de risco para deficiência”. A fonoaudióloga complementou que irão também fortalecer as equipes da atenção primária para as buscas ativas de casos, tanto os agentes comunitários, a enfermagem, como o núcleo de apoio à saúde da família (NASF).  Apesar de a atenção primária ser um ponto de atenção da rede, não faz parte da Junta.

Dos 18 municípios da Regional de Saúde de Uberlândia, dez têm pontos da RCPD e têm suas Juntas oficializadas.  Elas foram instituídas pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.272 / 2012 e teve suas atribuições e diretrizes de funcionamento instituídas pelas Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.003/2014.

Veja a Apresentação da Reunião

Por Priscilla Fujiwara