Na quinta-feira (22/03) a Regional de Saúde de Ubá, UNIFAMINAS e a Secretaria de Saúde de Muriaé promoveram o Seminário de Febre Amarela da Região de Saúde de Muriaé. O evento foi realizado em parceria com o CISDESTE/SAMU, SES-MG e Prefeitura Municipal de Muriaé e ocorreu no Salão Nobre da UNIFAMINAS.

Participaram do encontro profissionais da Atenção Primária à Saúde, médicos, enfermeiros e acadêmicos da área da saúde. O Seminário contou com as temáticas sobre “Cenário Epidemiológico”, “Manejo Clínico”, “Fluxo Assistencial”, “Experiência Clínica e Condutas Assistenciais”, “SAMU – Transporte Sanitário”.

Seminário 25

No início do evento, uma mesa foi composta pelos convidados Reginaldo Furtado de Carvalho, diretor da Regional de Saúde de Ubá; Eduardo Goulart Gomes, pró-reitor Administrativo da UNIFAMINAS; Paulo César de Oliveira, secretário Municipal de Saúde de Muriaé; e Geane Aparecida de A. Andrade, representante da subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG.

Todos os participantes que compuseram a mesa tiveram a oportunidade de dizer algumas palavras. Durante sua fala, o diretor da Regional de Saúde de Ubá agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho desafiador, porém efetivo, que vem sendo realizado pela equipe da Regional e seus parceiros na mobilização contra a Febre Amarela.

A palestrante pela subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, Geane Andrade, ministrou a primeira palestra com tema “O cenário epidemiológico da Febre Amarela em Minas Gerais”. Segundo ela, é de extrema importância que eventos como esse sejam realizados, pois demonstram o empenho das direções regionais e equipes técnicas no controle da febre amarela. “A Regional de Ubá e os municípios da região de Muriaé estão hoje no centro do cenário epidemiológico da febre amarela em Minas Gerais nesse período de 2017/2018, por isso é tão importante a realização desse Seminário. É também relevante o fato dele ser realizado dentro de uma Unidade Acadêmica, onde alunos das profissões ligadas à área da saúde podem participar, se inteirar da situação e claro, aplicar os conhecimentos e informações no meio profissional”, ressaltou.

O médico do Hospital Eduardo de Menezes de Belo Horizonte, Guilherme Luiz Milanez, ministrou a segunda palestra com tema “Manejo Clínico da Febre Amarela”. Em seguida, a temática “SAMU – Transporte Sanitário” foi apresentada pelo mestre em enfermagem, especialista em UTI adulto e gestão clínica, e atualmente enfermeiro do NEP SAMU/CISDESTE, Alessandro Teixeira Moraes.

A palestra denominada “Experiência Clínica e Condutas na Febre Amarela” foi apresentada pelas enfermeiras e referências técnicas do atendimento à Febre Amarela no Hospital São Vicente de Paulo de Ubá, Cleidiane Maciel, Marília Silveira Felippe e Aline A. Flausino. “São trocas de experiências, nas quais percebemos que a Rede Assistencial deverá funcionar e estar entrelaçada para atingirmos o objetivo, que é sucesso com o tratamento e cura do paciente”, disse Marília Silveira.

Logo após, a temática discutida foi “Fluxo Assistencial da Febre Amarela”, ministrada por Irma da Silva B. Santos e Daneil Licy, enfermeira e médico infectologista responsáveis pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo, de Muriaé. “O Seminário vem para validarmos alguns protocolos e trocas de experiências com pessoas que possuem envolvimento científico, teórico e prático. Portanto, é uma oportunidade para nós, da região de saúde de Muriaé, mostrarmos também nossas experiências e encontrarmos pontos de melhorias”, concluiu a enfermeira Irma da Silva.

 

Por Lavínia Luisa