A Regional de Saúde de Varginha promoveu, nesta quinta-feira (22/03), uma capacitação sobre o manuseio do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB). O evento foi voltado para profissionais de referência dos municípios das regiões de saúde de Três Corações, Três Pontas e Varginha, além de responsáveis do Serviço de Atendimento Especializado (SAEs), Hospitais e Maternidades de referência. Essa capacitação é a quarta e última etapa do processo de descentralização dos Testes Rápidos (TR) de HIV, Sífilis e Hepatites B e C para Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS).

Créditos: Mariana Ribeiro

Lilian Valladão, referência técnica de IST-HIV/AIDS da Regional de Saúde de Varginha, abordou sobre o conceito do SISLOGLAB, bem como sobre sua finalidade, visto que é o sistema para solicitação e controle de estoques desses testes. O objetivo é ampliar a distribuição do planejamento das aquisições de testes rápidos, aperfeiçoar o fluxo e controlar o estoque mensal dos kits.

“O manuseio do SISLOGLAB é simples e bastante prático, uma vez que exige somente atenção quanto ao preenchimento mensal dos dados de todos os insumos”, reforçou Lilian Valladão. Durante toda a apresentação, Lilian fez a demonstração prática do manuseio no ambiente virtual do sistema, fazendo com que os participantes interagissem ativamente e expusessem suas dúvidas, que prontamente foram sanadas pela palestrante.

Por Mariana Ribeiro/Estagiária SRS Varginha