Na última quarta-feira (21/03), a Regional de Saúde de Alfenas realizou reunião com gestores municipais sobre o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS), instituído pela PORTARIA Nº 2.920, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017, que consiste na implantação do prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Juliana Aparecida Pacheco Moreira, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde da Regional de Alfenas, a informatização é uma realidade crescente da gestão e da assistência, que permite grandes benefícios às instituições, profissionais e cidadãos usuários do sistema de saúde. “A realização desta oficina dará suporte para que o município possa escolher a melhor solução de informação de suas Unidades Básicas de Saúde”, explica.

Créditos: Marivalda Santos

Já para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária Magda Araújo, o processo de implantação dos prontuários possibilitará a segurança da informação, abrindo caminhos para melhores práticas de qualidade e segurança de dados.

Os prontuários eletrônicos funcionam por meio de solução que contemple os serviços de conectividade, disponibilização de hardware e software, manutenção de equipamentos de Tecnologia da Informação (TI), treinamento dos profissionais de saúde e suporte técnico contínuo.

 

Por Marivalda Santos