A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no dia 20 de março, uma reunião técnica sobre hanseníase que contou com a participação de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas dos municípios de Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre e Pedra Azul. A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Pedra Azul, Michele Ferraz, destacou os benefícios da capacitação. “A reunião teve como objetivo levar conhecimento aos profissionais que atendem na região, buscando, também, melhoria do acesso ao serviço de hanseníase, aliada à rapidez do diagnóstico e uma abordagem personalizada e humanizada do indivíduo. Tudo isso porque temos que estar bem preparados para trabalhar as ações de prevenção, tratamento de incapacidades e deformidades físicas”, explicou.

Crédito: Allan Campos

Um dos avanços no combate à doença na região foi a elaboração, em dezembro de 2017, de um plano de ação de trabalho que teve como objetivo aprimorar a gestão regional e municipal, monitorar e avaliar indicadores, e melhorar a assistência para as intercorrências antes, durante e após o tratamento. Neste planejamento ficou definido, por exemplo, as capacitações que estão sendo realizadas na região de saúde de Pedra Azul, e, posteriormente, para as regiões de Almenara e Itaobim.

Para a referência médica de hanseníase da GRS Pedra Azul, Olívia Rafael, essas capacitações promovem um avanço no combate à doença, pois prepara os profissionais de saúde para intervir da melhor forma possível na notificação, diagnóstico e tratamento dos pacientes. “É importante levar esse conhecimento e sentir em cada rosto dos participantes a alegria e a disposição em continuar avançando no conhecimento da hanseníase”.

Segundo a referência técnica de Hanseníase da GRS Pedra Azul, Maria da Glória Botelho, o evento possibilitou debater com os profissionais de saúde o atual cenário da hanseníase em Minas Gerais, principalmente, na região nordeste do estado. “A hanseníase é um agravo de grande relevância na nossa região e de acordo com os indicadores operacionais e epidemiológicos de 2016, a GRS Pedra Azul ocupa o segundo lugar entre as Regionais de Saúde prioritárias de Minas Gerais, ultrapassada apenas pela Regional de Governador Valadares. Portanto, é fundamental continuarmos desenvolvendo ações no combate à doença, e, também, importante que tenhamos em mente que a hanseníase tem tratamento e cura, mas continua desafiando gestores e profissionais de saúde para o seu controle. As parcerias que estão se consolidando tornarão a hanseníase prioritária para os municípios da região, com melhoria do atendimento de pacientes e controle da endemia”, acredita.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

Por Allan Campos