Para fortalecer a rede de atenção à saúde bucal, a Regional de Saúde de Uberlândia promoveu na última terça (20/03) uma roda de conversa com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Uberlândia, Araguari, Tupaciguara e Patrocínio. O objetivo da 1ª Reunião de Apoio Institucional aos CEO´s foi alinhar os protocolos de encaminhamento de pacientes entre os níveis de atenção para assim fortalecer a rede.

SRS Uberlândia   Priscilla Fujiwara

O CEO oferece à população o acesso gratuito aos serviços especializados de odontologia, como tratamentos de canal e gengiva, cirurgias, próteses e diagnósticos de lesões bucais, além de tratamento odontológico aos usuários com necessidades especiais. Na área da Regional de Saúde de Uberlândia são quatro Centros que atendem os 18 municípios da região e realizam aproximadamente 820 procedimentos por ano.

Segundo a coordenadora de atenção primária, Celena Araújo, “a escolha por realizar este trabalho a partir dos CEOS é que eles são estratégicos e resolutivos”. Durante o encontro, foram identificados os problemas recorrentes nas unidades. O principal é o encaminhamento realizado inadequadamente entre os níveis de atenção, como é o caso das urgências e emergências que são atendidos nos CEOS.

“A porta de entrada para um serviço especializado são as Unidades Básicas de Saúde, que fazem uma primeira avaliação e atendimento”, explicou a coordenadora, “fluxos e redes não são papéis e nem burocracia, são pessoas, pacientes que necessitam de atendimento e precisam ser encaminhados de um atendimento ao outro de forma correta, com informações adequadas e em tempo hábil”. O absenteísmo dos pacientes encaminhados para os Centros de Especialidades também foi um problema apontado pelas equipes.

De acordo com Luciana Agostinho, cirurgiã-dentista e gerente do CEO em Araguari (MG), durante a reunião “ficou claro os fluxos dos pacientes na rede de atenção. Ao retornar para Araguari, a primeira coisa que faremos é um protocolo de atendimento que será alinhado com os dentistas da atenção primária”. Preocupada com o bem estar dos usuários, a gerente enfatizou que o protocolo precisa ser bem estruturado e claro para que os encaminhamentos sejam feitos da forma correta.

“O paciente chega muito perdido no CEO e às vezes até com dor. Como não temos pronto atendimento, o primeiro atendimento precisa ser feito na Unidade Básica de Saúde”. A saúde bucal não pode ser tratada de forma isolada, deve ser inserida em um conjunto de complexidades, de problemas e doenças do paciente. “Quando falamos em saúde bucal, falamos em saúde em geral. Um dente com abcesso e problemas pode gerar uma infecção generalizada, o que pode levar ao óbito”.

Para fortalecer a Rede e organizar os fluxos de encaminhamentos, nas cidades de Araguari e Tupaciguara serão definidos com as gestões locais os fluxos de atendimento da urgência e emergência dos pacientes da rede. Em Uberlândia, a rede hospitalar também será inserida no processo para alinhamento com o CEO. O coordenador da rede de saúde bucal da Regional de Saúde de Uberlândia, Ézio Borges, defendeu que a Regional tem o papel de apoiar institucionalmente os serviços dos municípios, “iremos coordenar o processo de alinhamento juntos a redes locais com os demais atores, como Atenção Hospitalar e Regulação. Já agendamos visitas em todos os municípios para este alinhamento com as equipes”, finalizou.

Por Priscilla Fujiwara