A Regional de Saúde de Passos realizou, entre os dias 13 e 16 de março, oficina para formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), com o objetivo de qualificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável de crianças menores de dois anos. A oficina foi conduzida pelos tutores Gilmar Antonio Batista Machado, Jaqueline Silva Santos, Maria Rosires Pereira Botelho e Wanessa Leonel Nunes.

Crédito: Divulgação

Participaram do evento profissionais da Atenção Básica dos municípios de Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Cássia, Itamogi, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas e Passos. Ao todo, foram formados 23 tutores da EAAB, profissionais da Atenção Básica que serão responsáveis por disseminar a estratégia para promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável de crianças menores de dois anos.

De acordo com o tutor Gilmar Antonio Batista Machado, um aspecto que chama a atenção na oficina é sua metodologia de ensino. “A participação ativa das pessoas possibilita discussões críticas a partir da realidade de cada um, tanto a amamentação materna quanto a alimentação complementar ganham um novo significado para muitas pessoas. O resultado disso são ações mais concretas nos territórios”, afirma.

Segundo a tutora Jaqueline Silva Santos, os temas abordados e as discussões ocorridas durante a oficina permitiram o compartilhamento de experiências e a construção de conhecimentos voltados para a promoção da saúde infantil. Afinal, por meio da oficina da EAAB são reforçadas ações voltadas para a atenção à saúde da mulher, da criança e da família e, ao mesmo tempo, há a possibilidade de construção de um novo olhar sobre o processo de trabalho das equipes.

Por Regional de Saúde de Passos