Nos dias 13, 14 e 15 de março, a Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu reuniões, juntamente com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para discutir propostas para reformulação do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Participaram do encontro os secretários de saúde e prestadores de serviços dos 37 municípios de sua jurisdição.

15.03.18 - Saúde Mental

Durante as reuniões, as referências técnicas da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Magda Lúcia Diniz e Silva Rocha, com o apoio da referência técnica em Saúde Mental da Regional de Juiz de Fora, Marina Costa Souza, abordaram sobre as propostas relativas ao Plano de Ação Regional da RAPS. Segundo Marina Costa “estes períodos de discussões são importantes para que a proposta de reformulação do plano de ação seja construído de maneira democrática, contemplando as necessidades e realidade da região”, disse.

Representando o MPMG, o promotor de Justiça Rodrigo Ferreira de Barros expôs os vazios assistenciais da RAPS e cobrou dos municípios soluções referentes a implantação de serviços relativos a saúde mental, que devem ser contemplados no plano de ação regional da Rede.

Por Adriana Mendes