A Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, realizou nesta sexta-feira (16/03) uma reunião de alinhamento sobre o programa de controle e profilaxia da raiva humana com os 35 municípios que compõe a região de saúde do Território Vale do Aço.

20180316 111628

Segundo a Referência Técnica em Zoonoses da SRS de Coronel Fabriciano, Fabiano Martins, o objetivo foi orientar e discutir a Campanha Antirrábica 2018 nos municípios. “A campanha este ano deverá ser realizada entre os meses de junho e agosto, com uma duração de 45 dias”, explicou Fabiano. Durante o encontro foram abordados temas como a conservação da vacina, repasse dos dados da campanha de 2017, estimativa de animais a serem vacinados, metas e a importância da campanha.

O Programa de Profilaxia da Raiva, criado em 1973 pelo Ministério da Saúde, prevê como principal medida de controle da doença, a vacinação em massa de cães e gatos com o objetivo de deter o ciclo de transmissão do vírus. A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raivas canina, felina e humana.

Por Flávio Samuel