Nessa quinta-feira (15/03), o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), da Regional de Saúde de Barbacena, promoveu uma reunião com representantes dos municípios de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, que foram contemplados com recursos para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Na ocasião, a referência Técnica do NAPRIS da Regional, Jurema Maciel, repassou aos participantes as informações e orientações referentes à Resolução SES-MG nº 6.037 de 20 de dezembro de 2017, que prevê o recurso para custeio e investimento dos centros.

Crédito: Jurema Maciel

De acordo com Jurema Maciel, a reunião teve por objetivo prestar assessoria técnica na elaboração do Plano de Execução Financeira. "Alinhamos, entre os representantes, o entendimento e definição dos objetos da execução do recurso de investimento contemplado na Resolução, que trata do bônus/2017 com os recursos para os Centros de Especialidades Odontológicas", relatou. Na oportunidade, foi também realizada a discussão em relação ao primeiro monitoramento dos indicadores do CEO, conforme Resolução SES MG 5.249, de 13 de abril de 2016, e alinhamento sobre o PMAQ CEO 2º ciclo.

Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os CEOs estão preparados para oferecer à população os seguintes serviços:

- Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;
- Periodontia especializada;
- Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
- Endodontia;
- Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. Nos Centros de Especialidades Odontológicas, o tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pela Rede de Atenção Básica e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas nos casos mais complexos. (Fonte: MS)

Por Priscila Resende