Nessa quarta-feira (14/03), foi realizado no auditório da Unidade Regional de Saúde de Alfenas, oficina sobre Alimentação e Nutrição e também Apoio Institucional da Atenção Básica para coordenadores e nutricionistas da Atenção Básica dos municípios de abrangência da regional.

Crédito: Marivalda Tobias

Segundo as responsáveis pelo evento, as referências técnicas Juliana Aparecida Pacheco Moreira e Emily Rezende Avelar, o objetivo da oficina foi de sensibilizar sobre a importância da vigilância alimentar e nutricional, como também de fomentar a utilização dos cadernos publicados pelo Ministério da Saúde.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado Brasileiro que, por meio de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. A população brasileira, nas últimas décadas, experimentou grandes transformações sociais que resultaram em mudanças no seu padrão de saúde e consumo alimentar. Essas transformações acarretaram impacto na diminuição da pobreza e exclusão social e, consequentemente, da fome e desnutrição. Por outro lado, observa-se aumento vertiginoso do excesso de peso em todas as camadas da população, apontando para um novo cenário de problemas relacionados à alimentação e nutrição.

Em sua apresentação a referência técnica, Emily Rezende,destacou  a importância da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) e do Sistema de Informação que consolida os dados da VAN (Sisvan-web) como instrumentos que subsidiam o planejamento da Atenção Nutricional e das ações relacionadas à promoção da saúde e alimentação adequada e saudável, no sentido de que toda informação gerada pelo SISVAN deve sempre servir para gerar ação, de modo a promover a identificação de necessidades e prioridades em saúde e a partir disso, realizar a elaboração de intervenções apropriadas para indivíduos, famílias e/ou comunidades.

Por Marivalda Tobias