A partir desta segunda-feira, 12/03, um novo sistema de gerenciamento da assistência farmacêutica começa a funcionar na Farmácia de Todos de Belo Horizonte.  O Sistema Integrado de Assistência Farmacêutica (SIGAF) foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e apresenta como diferencial em relação ao sistema anterior, o funcionamento on-line e uma integração mais completa sobre todas as informações do processo.

Crédito: Alessandra Maximiano

O SIGAF, vem sendo implantado de forma gradual nas vinte e sete regionais de saúde do Estado, desde 2014 e em Belo Horizonte, por ser o município que possui a Farmácia de Todos de maior porte, o sistema foi implantado neste semestre, completando agora todas as Farmácias de Todos no estado.  Durante esta semana os cerca de 1.800 usuários que são atendidos diariamente na Farmácia de BH, estão sendo informados sobre a mudança do sistema, por meio da televisão, do mural disponibilizados próximos aos guichês e dos próprios funcionários da farmácia.

O SIGAF faz parte do Plano Estadual de Estruturação da Assistência Farmacêutica de Minas Gerais, é mais amplo e reúne dados desde a aquisição, armazenamento, estoque distribuição e dispensação de medicamentos. O Sistema atua nos três componentes da Assistência Farmacêutica: básico, estratégico e especializado.

As farmacêuticas da SES-MG, responsáveis pela implantação do  sistema, Isabela Diniz e Eunice Vilela explicam os benefícios do sistema para o Estado. “O sistema possui mais regras de segurança, tanto para o usuário quanto para o Estado, principalmente na prestação de contas dos recursos financeiros”, disse Eunice. Referente ao tempo de atendimento ao usuário da farmácia, Isabela explica que nesta fase inicial da implantação do sistema, a compreensão de quem espera pelo medicamento também é importante. “ Ainda estamos na fase de adaptação e qualquer tipo de dificuldade é inerente a este período de transição”, explicou.

Por Alessandra Maximiano