Nesta quinta-feira (08/03), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizou a aula inaugural do curso "Atualiza Hosp: Atualização em Gestão e Atenção Hospitalar”, em Barbacena (Região das Vertentes). A ação educacional é uma parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento dos processos de gestão e atenção hospitalar das unidades hospitalares com foco no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Crédito: Divulgação

Segundo a docente da ESP-MG, Maria Beatriz Lisbôa, que ministrou a disciplina Redes de Atenção à Saúde, o conteúdo do curso busca contemplar questões pertinentes ao cotidiano do trabalho, tendo a Educação Permanente em Saúde como referencial. “Realizamos oficinas para levantamento das demandas e construímos o curso a partir dessas múltiplas falas. Contextualizamos o SUS, a Rede Fhemig, entre outros temas de gestão e administração hospitalar. Também abordamos assédio e adoecimento no trabalho. É importante salientar que os gestores devem pensar como coordenadores do cuidado e organizadores do acesso aos serviços de saúde, afirma.

Qualificação do trabalho

Aida Nunes, médica do Hospital Regional Drº José Américo, em Barbacena, acredita que o curso vem em um momento importante para a equipe e que todo conhecimento pode ser aplicado na rotina diária de trabalho. “Acredito que é importante a formação no interior, mostra que somos ouvidos. Somos carentes de qualificação, o que é às vezes dificulta o trabalho. A expectativa é a melhor possível”, diz.

Sérgio Campos, psicólogo do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro Hospitalar Psiquiátrico, também de Barbacena, aponta a importância da formação de recursos humanos no SUS, em especial para o interior, que sempre tem demandas de qualificação. “O profissional consegue se deslocar para o município vizinho, se qualifica e ainda não fica totalmente ausente de sua unidade. Essa parceria com a Escola ainda vai colher mais frutos. Temos mis demandas e a parceria será fortalecida”, afirma.

Maria Betriz Lisbôa (ESP-MG) e o presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell Neiva

O curso

A aula inaugural contou com a presença do presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell Neiva, do secretário municipal de saúde de Barbacena, José Orléans da Costa, e de outros convidados, além dos 42 alunos que atuam no Hospital Regional Drº José Américo, do Centro Hospitalar Psiquiátrico (Barbacena), Hospital Regional Drº João Penido (Juiz de Fora) e a Casa de Saúde Padre Damião (Ubá), todos da Rede Fhemig.

A ação educacional prevê encontros semanais de oito horas até junho de 2018, totalizando 120 horas de atualização.

Por Sílvia Amâncio