A Unidade Regional de Saúde de Montes Claros, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Napris), realizou nesta quinta-feira (08/03), oficina de apresentação da Política Estadual de Promoção à Saúde (PEOPS). A iniciativa contou com a participação de referências técnicas dos núcleos de atenção à saúde que compõem a regional de Montes Claros “uma vez que a PEOPS perpassa vários segmentos de atenção à saúde e tem por objetivo proporcionar acesso aos serviços a toda a população”, explicou a referência técnica do Napris, Graciele Helena Fernandes.

Conduzida com a participação das referências técnicas do Napris, Hilda Helena e Solange Duarte, a oficina destacou que a implementação da POEPS já foi iniciada junto aos 53 municípios integrantes da área de atuação da Regional de Montes Claros. O objetivo da Política é colaborar para promover a saúde humana e ambientes saudáveis.

A proposta foi construída com base numa metodologia que adota o modelo de referência para análise de coerência das ações de promoção da saúde, baseado no modelo de avaliação de municípios saudáveis proposto em 2005 pela Organização Pan Americana de Saúde.

Créditos: Pedro Ricardo

Para apoiar os municípios na implementação da Política Estadual de Promoção da Saúde, a Resolução 5250/2016 recomendou a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Saúde. O Plano tem por objetivo mapear as ações, atores, público e setores envolvidos na promoção da saúde em âmbito municipal, identificar investimentos nas diversas instâncias, planejar a aplicação do incentivo financeiro e definir estratégias para o alcance dos indicadores estaduais e municipais.

Redes Cooperativas

A política de promoção da saúde deve dialogar com as diversas áreas do Governo, com o setor privado, não-governamental e sociedade, visando a construção e articulação de redes cooperativas, resolutivas, de compromisso e co-responsabilidade frente à qualidade de vida da população.

Os determinantes sociais, tais como distribuição de renda, fatores de gênero, etnia ou deficiências, estruturas políticas e de governança, fatores ambientais, sistemas de educação, mercado de trabalho, entre outros, influenciam no posicionamento social dos indivíduos e são as causas das iniquidades em saúde. Através dos determinantes sociais é possível identificar a distribuição da saúde no território e medir o grau de desenvolvimento.

As condições de vida, circunstâncias psicossociais, fatores comportamentais e biológicos, os sistemas de saúde, são fatores que contribuem para as condições de saúde dos indivíduos. Por isso as ações de promoção à saúde devem ser implementadas de forma ampla, pois se inter-relacionam com foco nos determinantes sociais, com o intuito de melhorar a situação de saúde e reduzir as iniquidades em saúde.

Por Pedro Ricardo