Nesta quinta-feira (25/01), o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Rodrigo Said, esteve em Barbacena para uma série de reuniões envolvendo a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei e gestores, conselheiros, prefeitos e vereadores dos municípios da região, para promover e reforçar as ações de enfrentamento da Febre Amarela. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal com uma força tarefa que está visitando as unidades regionais do estado, visando, assim, evitar novos casos de Febre Amarela e reduzir os danos provocados pela doença.

A programação do Subsecretário envolveu reuniões com a Sala de Situação Regional; visita ao Hospital Regional de Barbacena (que é a porta de entrada dos casos suspeitos na região); reunião com gestores e profissionais de saúde de municípios da região para apresentação dos diagnósticos e orientações gerais para enfrentamento da Febre Amarela, e reuniões com prefeitos e vereadores de municípios da região.

Créditos: Priscila Rezende

De acordo com o Subsecretário Rodrigo Said, hoje estamos passando por um período com transmissão intensa de Febre Amarela, principalmente da região Central do estado, vindo pra região da Zona da Mata e Vertentes, incluindo as regionais de Barbacena e São João Del Rei. “Os números já demonstram um cenário preocupante pelo fato de a transmissão estar sendo intensa principalmente nas áreas rurais”, afirmou Rodrigo.

“Nós estamos publicando hoje, no site da SES, o novo fluxograma com orientações para manejo clínico dos pacientes com Febre Amarela, e com a nova definição de casos para as áreas que tem a circulação confirmada do vírus seja por epizootias ou pela ocorrência de casos humanos, casos de alta sensibilidade com o risco de ocorrência de óbitos. Nós estamos falando de uma doença grave em que o prazo e a oportunidade de tratamento vai impactar na evolução do paciente”, destacou o Subsecretário.

Entre as ações definidas para controlar a febre amarela nas áreas rurais e manter a incidência zero de febre amarela urbana, destacam-se as campanhas educativas sobre a necessidade de vacinação, ampliação dos horários de vacinação nas unidades de saúde, a vacinação casa a casa na zona rural dos municípios com casos confirmados ou com epizootias (morte de primatas) confirmadas para a febre amarela e o aumento no número de equipes de saúde nas regiões e também parceria entre as áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

“Queria colocar que toda a nossa estrutura de estado está à disposição para enfrentamento, junto com vocês representantes dos municípios, dessa situação bastante preocupante, e o nosso objetivo é tentar evitar o risco dos óbitos. E enfatizo que a nossa principal estratégia, o que vai resolver o nosso problema é a vacina. Então precisamos potencializar as nossas atividades de vacinação na região. A gente sabe que vários municípios já aumentaram bastante sua cobertura, mas a área rural, em sua grande maioria, tem baixas coberturas ou tem vazios nas cidades que são importantes. E a estratégia que estamos fazendo de bloqueio é potencializar essa vacinação. Lembrando que a vacina é segura, está disponível, nós temos no estoque, é uma dose única ao longo da vida, e reforçamos que em Minas Gerais a vacina não é fracionada. A nossa dose é padrão e não vai faltar vacina no nosso estado, isso é importante para dar segurança a todos. E destaco também que faremos todo o necessário para ajudar os municípios nesse processo de intensificar as ações de combate à Febre Amarela”, explicou o Subsecretário Rodrigo Said.

Além das ações deste dia, a equipe de Força Tarefa Contra a Febre Amarela da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena está promovendo uma série de visitas aos municípios da região e reuniões com os representantes da Saúde e do Poder Executivo Municipal orientando para o reforço das ações de enfrentamento da doença. “Nós dividimos as ações pelas regiões de Barbacena e Conselheiro Lafaiete, de modo que escolhemos alguns municípios para as reuniões juntamente com os demais municípios em torno desses pontos estratégicos. Estamos conversando com os gestores, prefeitos, vereadores, conselhos municipais de saúde e também com os técnicos de saúde dos municípios. E com isso estamos tratando das estratégias que estão sendo desenvolvidas em campo. Nós desenvolvemos uma planilha para ser utilizada dia a dia nas ações de campo, em que já se utiliza as fórmulas que geram as análises atualizadas de situação para que, a partir da previsão da necessidade de vacinação, terá a previsão do tempo necessário para terminar a cobertura vacinal a ser realizada pelo município. Sendo assim, temos estabelecido metas para que todos cumpram o mais rápido possível. Nós já fizemos as ações e reuniões em Piranga e municípios vizinhos, em Conselheiro Lafaiete e municípios vizinhos. Na segunda-feira faremos reuniões em Congonhas com os municípios vizinhos, e hoje e amanhã estamos realizando as ações em Barbacena e região. É fundamental a participação, o envolvimento e o empenho de todos para que possamos evitar o agravamento o surto doença em todos os municípios”, explicou o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena Robson Vidigal.

A vacina contra a doença está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. Pessoas na faixa etária entre 9 e 59 anos devem se vacinar. No caso de gestantes e pessoas com mais 60 anos, a orientação é que cada caso seja avaliado por um profissional de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibiliza mais informações sobre a Febre Amarela: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Por Priscila Rezende