Para aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está realizando uma força tarefa nas unidades regionais. O objetivo da ação é evitar novos casos de febre amarela no Estado e reduzir os danos provocados pela doença. Na última quinta-feira (18/01), a SES-MG promoveu uma reunião com as coordenações  das Regionais de Saúde de  Uberlândia e Ituiutaba,  cujo objetivo foi promover o alinhamento das estratégias de enfrentamento da doença na região. A atividade mobilizou  profissionais de saúde e secretários de 27 municípios.

Crédito: Priscilla Fujiwara

As cidades em Minas Gerais que irão participar da ação são as que se enquadram em uma das situações, como: casos de febre amarela confirmados, baixa cobertura vacinal ou casos de epizootia (morte de primatas). As Regionais de Uberlândia e Ituiutaba têm cobertura vacinal acumulada no ano de 2017 em 86% e 74% respectivamente e discutiram as estratégias para vacinar pelo menos 183.114 pessoas ainda não imunizadas. Na Regional de Uberlândia, os municípios que estão acima de 95% são Araporã, Cascalho Rico, Douradoquara, Grupiara e Iraí de Minas. Na de Ituiutaba, somente Ipiaçu.

» Clique aqui e conheça o Esquema Vacinal para a Febre Amarela

Apesar de não ter casos humanos de febre amarela na região, o vírus está circulando em Minas Gerais e a cobertura de pessoas imunizadas precisa ser ampliada, afirmou a Subsecretária de Gestão Regional da SES-MG, Márcia Faria Moraes Silva. “Discutimos com os municípios a intensificação da campanha vacinal, que é a solução mais eficiente, sem danos e com o melhor custo benefício para evitar uma epidemia. Não há desculpas para não vacinar. Em Minas Gerais não há falta nos estoques, não haverá fracionamento das doses e a vacina é segura”.

Durante a reunião, todo o ciclo da febre amarela foi abordado – da prevenção à internação, com ênfase na vacinação. Também foram problematizados os pontos críticos locais com os municípios. “Vamos construir um programa de enfrentamento em parceria com as prefeituras, que integre as ações estaduais, regionais e municipais”, afirmou a subsecretária.  “Com as estratégias atuais, quem tinha que ser vacinado, já foi. Agora a estratégia deve ser voltada para aquele público que o sistema ainda não alcançou”. A subsecretaria reforçou que cada gestor municipal deverá articular as melhores estratégias para realizar a ação com participação ativa das equipes de Atenção Primária a Saúde e outros parceiros.

Enfretamento à Febre Amarela

As secretarias municipais de saúde do Triângulo Norte irão elaborar o Programa Municipal de Enfretamento à Febre Amarela com a supervisão e orientação das regionais de saúde, que serão apresentados nos dias 29/01 (região de Uberlândia e Araguari) e 30/01 (Patrocínio e Monte Carmelo).  “Em cada prefeitura haverá no mínimo um profissional de referência em febre amarela que será o interlocutor com o Estado e irá coordenar e integrar as ações nos municípios”, explicou a superintendente da Regional de Saúde de Uberlândia, Rosângela Paniago.