Nessa quarta-feira (17/01), foi realizado na Câmara Municipal de Ubá, reunião para alinhamento com os municípios sobre o panorama epidemiológico de Febre Amarela e estratégias de enfrentamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Voltada para Secretários Municipais de Saúde, profissionais municipais de imunização e coordenadores de Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica, a reunião contou com 91 participantes.

O Diretor da Regional de Saúde de Ubá, Reginaldo Furtado de Carvalho, deu início ao encontro, chamando a atenção para a situação epidemiológica da Febre Amarela na região e para importância da articulação da rede na prevenção, diagnóstico precoce e manejo clínico. Logo após, o coordenador de imunização da Regional de Saúde, Wallan Mcdonald, trouxe para discussão os dados atuais sobre as Epizootias em primatas, Cobertura Vacinal, Vigilância de casos suspeitos de Febre Amarela e estratégias de imunização.

Amanda Laviola de Andrade, técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional, falou sobre a Investigação e Notificação de casos, Coleta, acondicionamento e transporte de amostras para diagnóstico da febre amarela (primatas não humanos e humanos). Os temas referentes à intensificação de ações de controle a vetores, ações de bloqueio em áreas com suspeitas de epizootias e mobilização social ficaram por conta do supervisor de endemias da Regional, Valmir Cândido da Silva.

Já Ana Amélia D. S. Pereira, técnica do NAPRIS abordou a organização dos serviços municipais de saúde para o atendimento oportuno, Manejo Clínico da Febre Amarela, Fluxograma de atendimento e os Hospitais de referência para atendimentos das fases moderada e grave. “A ação mais efetiva de prevenção da febre amarela é a vacinação, por isso nossa estratégia é priorizar a população de maior risco e vulnerável: População das zonas rurais, os privados de liberdade, pessoas em situação de rua, quilombolas, entre outros”, ressaltou Elivelton de Oliveira Campos, referência em Privados de Liberdade que participou da reunião. Ao fim da reunião, Reginaldo Furtado apresentou o Plano Regional de Enfrentamento da Febre Amarela.

Febre Amarela em Minas Gerais

No período de monitoramento 2016/2017 (julho/2016 a junho/2017), foram registrados 475 casos confirmados de Febre Amarela no estado de Minas Gerais, sendo que destes, 162 evoluíram para óbito. O último caso confirmado teve início dos sintomas no dia 09 de junho de 2017.

Desde o início do 2º período de monitoramento da Febre Amarela (julho/2017 a junho/2018), foram confirmados 22 (vinte e dois) casos de Febre Amarela em Minas Gerais, destes casos, 15 evoluíram para óbito.

Por Lavínia Luisa R. de Faria

Enviar para impressão