Ao contrário do que declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta sexta-feira (12/01), à Rádio CBN, os resultados das epizootias (macacos mortos) confirmados, em Minas Gerais, são notificados de maneira compulsória e imediata ao Ministério da Saúde, através do e-mail, para a equipe técnica. Assim, todas as epizootias identificadas nos meses de julho e agosto de 2017 foram comunicadas ao Ministério imediatamente, e não somente em novembro/2017 como afirmou o ministro.

No período entre Julho/2017 a Janeiro/2018, que engloba o segundo período de monitoramento sazonal da Febre Amarela, foram realizados 420 registros de epizootias no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), conforme apresentado na tabela abaixo. Esse sistema é utilizado em todo o território nacional, sendo monitorado pelas secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Tabela 1 – Número de epizootias, segundo mês de notificação, no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), Minas Gerais, 2017/2018:

Além da notificação ao Ministério da Saúde, os resultados positivos ficam disponíveis no Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), também utilizado em todo território nacional. Isso só reafirma que todas as epizootias confirmadas pelo estado de Minas Gerais no mês de julho e agosto/2017 foram notificadas oportunamente ao Ministério da Saúde, seja pelos sistemas oficiais (SINAN e GAL), seja pela comunicação digital via e-mail.

O Ministério da Saúde tanto estava ciente que, em outubro de 2017, a SES-MG realizou uma oficina técnica para discutir a situação da febre amarela em Minas Gerais, com apresentação do cenário epidemiológico atualizado e a preparação para o período sazonal 2017/2018 e, na oportunidade, o Ministério enviou representante ao evento, que acompanhou as discussões relacionadas a circulação do vírus e ocorrência de epizootias no período.

É importante ressaltar que, desde a primeira semana de janeiro de 2018, a SES-MG vem notificando os casos suspeitos e confirmados de Febre Amarela ao Ministério da Saúde. Além das notificações e considerando o cenário atual, a SES-MG encaminhou solicitação de apoio técnico ao Ministério da Saúde, no dia 05 de janeiro de 2018, para auxiliar na investigação dos casos, demanda para a qual ainda não houve retorno. Também não houve contato por parte do Ministério da Saúde com o estado de Minas Gerais para discussão do cenário atual.

Quanto à possibilidade de novo surto em Minas Gerais, como também declarou o ministro Ricardo Barros, a SES-MG descarta a formação de um cenário igual ao de 2017 no Estado.

 

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)