A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi notificada, no dia 02 de janeiro de 2018, pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, de dois casos suspeitos de doença febril aguda provenientes da área rural do município de Brumadinho.

Conforme informações clínicas preliminares enviadas a esta Secretaria, os casos eram suspeitos, inicialmente, de doença febril aguda. Os pacientes são do sexo masculino, idade de 37 e 51 anos respectivamente. Ambos são procedentes da área rural do município de Brumadinho.

O paciente de 51 anos que iniciou sintomas, em 25 de dezembro de 2017, foi a óbito, no dia 31 de dezembro de 2017, e apresentou resultado reagente para febre amarela pela metodologia PCR, realizada pela Fundação Ezequiel Dias/IOM.

O paciente de 37 anos, com suspeita inicial de dengue, foi transferido e encontra-se internado no município de Serra, estado do Espirito do Santo, com acompanhamento da Secretaria de Estado de Saúde daquele estado e desta SES-MG. Para esse caso, ainda aguarda-se confirmação do resultado.

As ações de prevenção e controle contra a Febre Amarela estão sendo desencadeadas nos municípios afetados e limítrofes, em parceria com a SES-MG, mesmo sem confirmação laboratorial. Dentre as ações desenvolvidas nas localidades, destacam-se: intensificação da vacinação rotina, conforme o Calendário Básico de Vacinação; intensificação da vigilância de epizootias de primatas não humanos (morte de macacos); investigação entomológica (de insetos) e vigilância laboratorial das síndromes febris icterohemorrágicas (SFIHA).

A cobertura vacinal acumulada (2007 a 2017) de febre amarela no município de Brumadinho está em torno de 84,12%, com estimativa de 5.570 pessoas não vacinadas. Estão sendo realizadas ações de imunização prioritariamente nos domicílios e peridomicílios dos casos suspeitos. A ação está sendo estendida por todo o município, com intensificação vacinal casa a casa na zona rural e verificação do Cartão de Vacinação.

» Clique aqui e saiba mais sobre a Febre Amarela

» Confira: SES-MG faz transmissão ao vivo nas redes sociais sobre Febre Amarela

Por Jornalismo SES-MG