Na última semana, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou mais um curso Técnico em Enfermagem, tendo como público os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e já são auxiliares de enfermagem e buscam a complementação na área.

O objetivo da ação educacional é atualizar os profissionais sobre temas como a legislação do SUS, o cenário epidemiológico atual e a estrutura e funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o coordenador do curso e trabalhador da ESP-MG, João André Tavares, o investimento na formação dos profissionais técnicos de nível médio no SUS é fundamental para a qualidade dos serviços prestados. “Especificamente na área da enfermagem, os técnicos e auxiliares representam mais de 70% dos profissionais da área, assim é fundamental apoiar e investir na qualificação, já que esses trabalhadores, além de representarem número expressivo da força de trabalho na saúde, desenvolvem atividades assistenciais em contato direto e regular com os pacientes”, ressalta.

Experiência

Segundo Rosane do Nascimento, enfermeira da Maternidade Odete Valadares, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o curso em sido uma aprendizagem agregadora. “É um aprendizado válido. Para nós, é fundamental atualizar-se sobre biossegurança, emergência e urgência tanto do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (SAMU), bem como dos blocos hospitalares, além de abrir a nossa visão para além do que o que estamos acostumados”, ressalta.

Ainda de acordo com a aluna, o curso é uma via de mão dupla para o profissional e o paciente. “Se atualizar e renovar o conhecimento da nossa profissão e tudo que ela abrange é uma segurança maior tanto para o paciente quanto para você, que passa a se sentir mais segura e capacitada na sua área de trabalho”, disse.

Marta Maria Alves da Silva, também aluna e auxiliar de enfermagem no Hospital Julia Kubitschek, o diferencial do curso na Escola reside em uma turma menor, em que os alunos têm mais atenção por parte dos docentes. “O contato com o aluno é constante e isso nos auxilia a aprender mais. Indico o curso para todos os colegas que estão pensando em adquirir mais conhecimento. E o empenho e carinho do professor João André os motiva ainda mais”, alegrou-se.

Conteúdos 

No conteúdo do curso, os alunos são inseridos nas disciplinas “Contextualização das Políticas de Saúde do SUS”, “Processo de Trabalho na Enfermagem e Biossegurança em Saúde”, “Cuidado de Enfermagem na Recuperação da Saúde do Indivíduo Grave/Crítico em Situações de Urgência e Emergência”, “Cuidado de Enfermagem na Assistência de Adultos em Estado Grave” e “Cuidado de Enfermagem na Assistência de Crianças em Estado Grave”.

Tradição

A ESP-MG tem tradição na qualificação dos profissionais da enfermagem. Desde 1998, com a criação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), pelo Ministério da Saúde, a instituição vem ofertando ações educacionais que visam a qualificação desses trabalhadores. Desde 2012, mais de oito turmas foram concluídas, totalizando cerca de 200 alunos formados.

Por Jéssica Torres