A partir desta semana, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulga uma série de vídeos e reportagens sobre as principais ações desenvolvidas durante o ano no Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro vídeo desta série, o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, reforça que, mesmo com todas as dificuldades de financiamento, 2017 possibilitou avanços, sendo possível vencer desafios.

“Eu cito como um dos desafios o momento crítico que vivemos, no início do ano, com o surto de Febre Amarela. Nós demos uma resposta muito rápida e houve uma grande mobilização da Secretaria para que conseguíssemos resultados tão expressivos de vacinação da população e controle da doença como os alcançados”, frisou Sávio.

Entre as demais ações destacadas pelo secretário e que estarão presentes nas próximas reportagens da série #Retrospectiva2017, está o atendimento às vítimas do incêndio na Creche Gente Inocente, em Janaúba, ocorrido na primeira quinzena de outubro. “Nesse caso, em que também a mobilização da Secretaria foi completa, em nenhum momento faltou transporte ou leitos para o atendimento dos pacientes”, disse.

Os demais assuntos a serem abordados ao longo dos próximos dias são: o fortalecimento do SAMU Regional, com a implantação do SAMU Oeste; a realização da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, em julho, e da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, em setembro; o trabalho permanente das áreas de Vigilância e Mobilização Social para controle do Aedes, o trabalho e o papel da Ouvidoria de Saúde e a inauguração, no final de novembro, do primeiro serviço ambulatorial de atenção especializada no processo transexualizador da saúde pública estadual.

“São conquistas que a gente registra e, de uma certa forma, comemora, sobretudo em um ano de intensas dificuldades, como foi 2017. Esperamos que em 2018 tenhamos melhorias no financiamento da saúde e que possamos ter um ano de ainda mais conquistas”, destacou Sávio Souza Cruz. Abaixo, assista o primeiro vídeo da série de Retropesctiva 2017:

Por Ana Paula Brum