A Regional de Saúde de Pirapora, em apoio à Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, realizou nos dias 6 e 7 de dezembro uma série de capacitações para descentralização do processo de implantação da testagem rápida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Microrregião de Saúde.

Adriana Katia Emiliano Souza, coordenadora do Núcleo de Gestão Regional, esteve presente no evento representando a Regional de Saúde de Pirapora, e explicou que a capacitação vem ocorrendo desde o dia 24/11/2017 e foi dividida em duas partes sendo uma teórica, pelo Telelab saúde, e outra prática. Ainda segundo a coordenadora, o objetivo da capacitação é garantir a descentralização do testes rápidos na Atenção Primária à Saúde no SUS, com a finalidade de ampliar o acesso da população ao diagnóstico do HIV, Hepatite B e C e Sífilis.

Já Fernanda Rabelo Evangelista Gomes, referência técnica do programa IST/AIDS e Hepatites Virais da Regional de Saúde de Pirapora, palestrante do do evento e também responsável pela parte teórica, disse que a implantação desse serviço na Atenção Básica dos municípios será muito importante.

“Os testes rápidos, cuja metodologia permite a detecção de anticorpos em menos de 30 minutos, é de simples aplicação e o acesso ao diagnóstico precoce é fator determinante para uma melhor resposta ao tratamento da infecção pelo HIV, Hepatites e Sífilis”, frisou. Nos casos em que as infecções são detectadas, exames laboratoriais complementares são necessários confirmação do diagnóstico.

Para o farmacêutico e bioquímico do Centro de Promoção a Saúde Cristiano Azevedo (CAE) e Centro de Testagem Aconselhamento de Pirapora (CTA), Flávio Antônio de Souza, responsável também pelo treinamento prático com os participantes, iniciar o tratamento na hora certa, pode trazer mais qualidade de vida às pessoas. Durante as práticas, ele destacou também as implicações éticas no diagnóstico, janela imunológica e prevenção combinada, além da importância e necessidade de os profissionais seguirem os fluxogramas e protocolos, bem como os procedimentos de biossegurança para garantir a qualidade no atendimento e a segurança não só dos pacientes como também deles própriosdos.

Para Patrícia Lima Magalhães, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da GRS de Pirapora, a realização dos testes rápidos nas UBSs será importante para ampliação do escopo dos serviços ofertados pelas equipes, garantindo uma Atenção Primária mais resolutiva, integral e que garanta o acesso à testagem a uma maior parcela da população nos territórios.

O coordenador do SAE/CTA, Luís Henrique, disse que a testagem rápida em Pirapora, município polo, e nos demais municípios da micro, acontecerá de forma gradativamente e alinhada com a Atenção Primária para iniciar em 2018. Após sua implementação, por meio do estudo teórico pelo Telelab Saúde e do treinamento prático disponibilizado pelo Centro de Promoção à Saúde, da adaptação e qualificação de cada unidade, além da disponibilidade do fornecimento de insumos pelo Ministério da Saúde.

Por Regional de Saúde de Pirapora