Nesta quarta-feira (06/12), a Unidade Regional de Saúde de Ubá realizou reunião técnica para as referência municipais de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT) dos municípios da região de saúde de Ubá.

Crédito: Lavínia Luisa

Promovida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) e pelo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST-Ubá), a reunião abordou diferentes pautas, entre elas:  Avaliação técnica das ações e atividades desenvolvida pelos municípios na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador(a) no ano de 2017; o Programa de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (PROMAVS); as ações de Saúde do Trabalhador(a); a propositiva de construção dos planos de ação municipais e do CEREST Ubá para a referida área temática.

Franklin Leandro Neto, referência técnica da VISATT, iniciou o encontro apresentando os objetivos e alinhando-os à Política Nacional de Saúde do Trabalhador(a) (PNAST), à Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST) e à carteira de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS).

“A carteira deve ser elaborada pelos municípios e também deverá contemplar ações e serviços   relacionadas a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores”, ressalta Franklin.

Em sequência, o coordenador do CEREST Ubá, Thiago Wendt Antunes, ressaltou a importância do CEREST Ubá para os trabalhadores da região de saúde, no desenvolvimento das ações compartilhadas e integradas de Vigilância em Saúde, do matriciamento e do acompanhamento técnico junto aos municípios da sua área de cobertura. Apresentou também sobre a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador(a)
(CISTT).

Sandra Kilesse, coordenadora da CISTT do município de Ubá, enfatizou a importância e a necessidade da criação, implantação e funcionamento da comissão nos conselhos municipais de saúde na perspectiva permanente da consolidação da PNAST, das ações de Vigilância em Saúde, da necessidade e do perfil produtivo dos territórios sanitários.

Em sua fala, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Célia Jacinto, destacou as ações de Vigilância em Saúde e PROMAVS, como estratégia de descentralização compartilhada e técnica das ações de prevenção, proteção e promoção da saúde para os municípios.

“Abordamos ações relacionadas à Vigilância em Saúde do Trabalhador(a), tendo como base a série histórica do SINAN das doenças e agravos relacionados a área”, disse.

A área temática abordou as ações relacionadas ao Plano de Ação em Saúde do Trabalhador(a) para o ano de 2018, onde foi apresentado pelas referências Técnicas da Unidade Regional de Ubá e do CEREST, a propositiva para sua construção, contemplando os eixos da gestão da política de Saúde, do controle social, da atenção assistencial, educação permanente em saúde e vigilância em Saúde do Trabalhador(a).

Também foi determinado a entrega, pelos municípios ao CEREST-Ubá, após a devida aprovação pelos conselho municipais de saúde e a sua incorporação, da programação anual de saúde. Esta estratégia de construção ascendente contribuirá para a elaboração do plano de ação do CEREST Ubá, que deverá contemplar e validar as propostas e ações traçadas a partir dos diversos territórios e realidades produtivas que compõem a região de saúde de Ubá.

Por Lavínia Luisa

Enviar para impressão