Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Regional de Saúde de Governador Valadares, promoveram, nesta segunda-feira (04/12), no auditório da FIEMG-Regional Rio Doce, a Reunião Técnica sobre Segurança do Paciente em Valadares. Profissionais de saúde de 19 hospitais e técnicos de vigilância Sanitária da região leste foram sensibilizados e mobilizados para implantação e cadastramento dos núcleos de Segurança do Paciente (NSP), bem como a notificação dos eventos adversos e as investigações e ações corretivas necessárias nos serviços de saúde.

“Encontramos uma situação em 2015 no Estado de poucos núcleos de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde, além de poucas notificações de eventos adversos. Frente a este cenário, estamos promovendo, desde o ano passado, reuniões técnicas nas regiões para incentivar as instituições hospitalares a criar os núcleos e cadastrá-los no Forme SUS. Por isso, orientamos os profissionais sobre como irão investigar os eventos adversos e trabalhar medidas de prevenção para que eles não aconteçam mais, através de implementação de seis metas intervencionais. Essa sensibilização dos profissionais permitiu que de 227 Núcleos criados no Estado até o final de 2015, passássemos a ter 497 até outubro deste ano”, informou a Coordenadora de Gerenciamento de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos, Nádia Aparecida Campos Dutra, que estava acompanhada da referência técnica em Segurança do Paciente, Rosilaine Aparecida da Silva Madureira, ambas palestrantes na reunião.

Crédito: Frederico Bussinger

Durante a programação do evento, os participantes tiveram a surpresa da entrega de Certificado de Reconhecimento para aqueles hospitais que enviaram durante os meses de 2016 os indicadores de infecção relacionados à Assistência à Saúde. “Essa distinção é uma forma não só de reconhecê-los, mas também de estimulá-los a realizar as notificações”, acrescentou Nádia Dutra.

A enfermeira do Hospital Municipal de Valadares, Ludmila de Souza Gomes, está coordenando o Núcleo de Segurança do Paciente há apenas seis meses e mesmo sozinha e sem uma equipe, tem executado ações na Instituição.” Venho promovendo palestras de educação continuada no Hospital, uma inclusive sobre Hemoterapia.  Realizei  também reuniões durante uma semana, para todos os profissionais incorporando o tema da importância do núcleo, sua constituição e atribuições e implantei  o protocolo de Administração de medicamentos. Durante a  reunião tive muitas  ideias que pretendo implantar no hospital que é municipal mas tem caráter regional, atendendo a  mais de 70 municípios da região.”, finalizou.

A reunião contou ainda com a participação das autoridades sanitárias da Regional de Governador Valadares, Luzia Rodrigues C.S de Oliveira, Bogumila Krystina I.Perim e Edna Andrade dos Santos Nunes.

Por Frederico Bussinger