Na última sexta-feira (1º/12), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Regional de Saúde de Uberlândia realizaram a Capacitação para Atendimento Profilático Antirrábico Humano. Participaram do evento médicos e enfermeiros dos 18 municípios da região e teve como objetivo discutir com os profissionais de saúde as mudanças no tratamento profilático antirrábico humano.

A raiva é uma doença viral, que se caracteriza com uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la, e os mais comuns são cães, gatos e morcegos. O controle da doença se dá por meio de informação e educação da população; vigilância e controle da população de cães vadios; vacinação anual antirrábica; e controle agressão por morcegos hematófagos, descreveu o médico e referência estadual do Programa de Raiva e Imunização, José Geraldo Ribeiro.

“A população pode colaborar muito no controle da raiva, como evitando criar animais domésticos soltos e vadios, pois eles podem se contaminar. É importante que, anualmente, os cães sejam vacinados. Porém, hoje, a maior parte das transmissões são via morcegos, que entram em casas que não têm telas e nem forros”, reforçou.

Créditos: Priscila Fujiwara

A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção. Para o controle da raiva, o SUS, além da vacinação anual canina, também trata individualmente os casos de contaminação por morcegos.

“Estamos monitorando e orientando os profissionais de saúde quando há aumento de casos para que recebam os pacientes a tempo e de forma adequada”, pontuou o médico, que ainda orientou que é importante que, assim que for percebida a contaminação, que o local seja lavado em água corrente. “A população não deve usar nenhum tratamento popular e desconhecido. Recomendamos que imediatamente a pessoa procure uma Unidade de Saúde para o atendimento e tratamento adequado”, disse.

Ao finalizar, o médico veterinário e referência técnica em Zoonoses Ambiental da Regional de Saúde de Uberlândia, Álvaro Braga, reforçou o papel da Regional de Saúde de Uberlândia. “A Regional tem papel fundamental em orientar os municípios da região de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, coordenar a logística de distribuição de soros, vacinas e material biológico para a realização de exames e diagnóstico”.

Por Priscila Fujiwara