Entre os dias 27/11 a 01/12, a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu os fiscais sanitários dos 37 municípios de sua jurisdição para a capacitação em Vigilância em Alimentos. O encontro foi conduzido pela Especialista em Políticas e Gestão da Saúde da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Maria Alice de Almeida, que abordou as Boas práticas em serviços de alimentação, Inspeção pedagógica nas áreas de açougue, padaria e rotisseria.

O objetivo da capacitação foi atender à grande demanda dos Serviços de Vigilância Sanitária municipais, qualificar novos fiscais e atualizar os demais nas ações de inspeção sanitária no comércio de alimentos.

Créditos: Adriana Mendes

Os temas abordados foram: introdução a Análise de Risco Sanitário, Doenças Transmitidas por Alimentos, Boas Praticas em Serviços de Alimentação, legislação sanitária e Conduta do Fiscal além das atuações/competências do IMA, SIF e EMATER. Os profissionais tiveram também uma aula prática para elaboração de relatório de inspeção.

Para Maria Alice: “a capacitação contou com um número significativo de profissionais, 53 fiscais participaram efetivamente das atividades com muito empenho e entusiasmo. O treinamento em Vigilância Sanitária de Alimentos é uma demanda constante de todos os municípios. Nesta capacitação, além dos Serviços de Alimentação, foram abordados temas como competências de fiscalização de produtos de origem animal e agroindústria familiar. Para isso, convidamos instituições parceiras como o IMA, o SIM/JF e a EMATER para discutir conosco estes assuntos de relevância e mais críticos para as VISAs municipais. Realizamos também uma prática de inspeção pedagógica nas áreas de açougue, padaria e rotisseira de um supermercado, ambiente em que se deu um reforço à aula teórica de Boas Práticas na produção de alimentos”, finalizou.

Por Adriana Mendes