Foram realizadas, nos dias 08/11, em Três Corações, 23/11, em Varginha e 29/11 em Três Pontas, capacitações para a descentralização dos testes rápidos de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis - como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Cerca de 100 profissionais de saúde de nível superior que atuam nas Unidades Básicas destas Regiões de Saúde foram capacitados. As regiões de saúde de Lavras e São Lourenço receberão a capacitação em 2018.

IMG 2793

Promovidas pela Unidade Regional de Saúde de Varginha através das Referências Monique Borsato (Vigilância Epidemiologica), Lílian Valladão (ISTs) e Simone Bacha (Hepatites Virais), as capacitações contaram, ainda, com a parceria de profissionais dos SAE/CTAs – Serviços de Atendimento Especializado / Centros de Testagem e Aconselhamento de DST/AIDS e Hepatites Virais – das regiões em questão.

“Essa ação é de extrema importância para que se leve para próximo da população a possibilidade de um diagnóstico precoce e gratuito, considerando a situação epidemiológica dos referidos agravos, visto que enfrentamos, no momento, uma epidemia de Sífilis em todo território nacional, além de números crescentes de HIV/AIDS e Hepatites Virais.” Lílian completou afirmando que “esta ação atuará, inclusive, para amenizar o agravante de um elevado percentual de pessoas infectadas que desconhecem seus diagnósticos e continuam transmitindo essas doenças para outros indivíduos”.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão