No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de luta contra a AIDS. Para lembrar a data, a Regional de Saúde de Governador Valadares, em parceria com o Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (Crase), promoveu nesta sexta-feira (01/12), no Mercado Municipal da cidade, uma mobilização de conscientização e prevenção sobre a doença. Na ação educativa, técnicos da Regional fizeram a distribuição de panfletos, preservativos masculinos e gel lubrificante, e prestaram informações sobre prevenção e teste rápido.

Crédito: Frederico Bussinger

“Essa mobilização faz parte das ações do Estado, visando não só o fornecimento de insumos, mas também a sensibilização da população para a prevenção através do uso de preservativo, com foco também no incentivo à realização do teste rápido, que é gratuito, seguro e sigiloso”, ressaltou a referência técnica em IST’s-Aids da Regional de Saúde de Governador Valadares, Regilene Aparecida de Oliveira.

Segundo levantamento realizado em Minas Gerais, o número de jovens e idosos infectados pelo vírus HIV cresceu muito na última década. Só entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o contágio foi significativo, passando de 37 casos em 2007 para 201 no ano passado. Entre os maiores de 65, os registros triplicaram no mesmo período.A enfermeira do Crase, Carmém Rita Augusto, comentou sobre esse aumento de casos entre jovens e idosos.

“O idoso, por ter aumentado a expectativa de vida com qualidade, expande também o período de vida sexual. Aliado a isso, está a falta de conhecimento da doença e de como se proteger. Já os jovens estão com a iniciação sexual cada vez mais precoce e com foco somente na prevenção da gestação, além da troca constante de parceiros dentro do conceito de relacionamento flexíveis. Muitos não têm noção do perigo da doença e acabam por não se protegerem com o preservativo em todas as suas relações sexuais”, comentou.

Face a essa situação, Carmém Augusto informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e o Crase estão em fase de implantação e descentralização da Testagem Rápida na Atenção Primária. “Nossa expectativa é que todos se testem. Assim, é possível iniciar o tratamento, nos casos positivos, ajudando a interromper a cadeia de transmissão do HIV”, acrescentou.

Situação da Aids  no Brasil, Minas e Valadares

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que, em 2016, aproximadamente 830 mil pessoas vivem com HIV no país. Dessas, 694 mil (84%) diagnosticadas; 655 mil (79%) vinculadas a algum serviço de saúde e 563 mil (68%) retidas nos serviços.

No Estado de Minas Gerais, segundo dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram notificados, em 2016, 4.767 casos. Neste ano, até o mês de novembro, são 3.630 casos. Já em Governador Valadares e região, segundo o CRASE, até novembro deste ano foram registrados 125 casos novos de HIV/AIDS, contra 96 em 2016. Desde 1994 até a presente data, estão ativos em tratamento na região 837 pacientes.

Para mais informações sobre IST's, HIV/Aids e Sexo Seguro, acesse: www.saude.mg.gov.br/sexoseguro

Por Frederico Bussinger