A Regional de Saúde de Ubá realizou na última quinta-feira, 30/11, o 4º módulo das oficinas dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). As oficinas foram iniciadas em agosto de 2017 e o tema abordado neste último encontro foi a elaboração de cotidiano de um CAPS.

WhatsApp Image 2017-12-01 at 08.12.40

As oficinas que abarcam mais de 33 profissionais atuantes em CAPS têm por objetivo auxiliar profissionais e gestores na organização dos cuidados em saúde mental nos territórios e buscar identificar o que de melhor cada serviço construiu e pode compartilhar com a Região para aprimorar as realidades diversas e pensar o Projeto institucional de cada CAPS.

Profissionais dos 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes nas Regiões de Saúde de Ubá e Muriaé participaram da oficina, que foi construída a partir das ações realizadas nos serviços tendo como norte os itens primordiais a serem desenvolvidos em um serviço de CAPS.

WhatsApp Image 2017-12-01 at 08.12.39

A idealizadora do projeto e referência em saúde mental da Regional de Saúde de Ubá, Fabiana Érica de Souza, conta sobre a rotina e as ações comuns em serviços de CAPS. "A elaboração da rotina de um serviço CAPS deve levar em conta seu território de atuação, a composição de sua equipe, as especificidades culturais, sociais, econômicas e principalmente a necessidade das pessoas que necessitam do cuidado que aquele serviço deve ofertar, porém algumas ações são comuns a estes serviços, como as reuniões clínicas, a elaboração de projetos terapêuticos singulares de cuidado, o acolhimento de crises e trabalho com famílias", destacou Fabiana Érica.

Por Lavínia Luisa