A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realiza neste mês de novembro, o curso "Capacitação Pedagógica: Docência no SUS", que tem o objetivo de promover espaços de discussão e capacitar profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) para a docência nas diversas áreas da saúde. A ação educacional é fruto do trabalho de parte da equipe da ESP-MG que conduz as ações de Capacitação Pedagógica na instituição, e agora, amplia essa iniciativa que tem a Educação Permanente em Saúde (EPS) como referência.

Segundo Jomara Miranda, uma das coordenadoras da ação, o aluno irá compartilhar saberes para aprender a lidar com a educação em sua rotina diária, em seus processos de trabalho com o usuário, que muitas vezes não é acolhido. “Nossa expectativa é de que os alunos consigam sair daqui e pensar um processo educativo, repensando seus processos de trabalho. Nós trabalhamos a EPS como uma forma de reflexão para a mudança e transformação dos serviços prestados para os usuários. A melhoria do SUS passa pela educação e os alunos podem ser tornar potenciais docentes, transformadores e educadores dentro do processo de saúde", explica.

Expectativas

Vivian Campos, Coordenadora de Jornalismo da Assessora de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é aluna do curso e vê na troca de experiências com outros profissionais a oportunidade de aprendizagem. “Minha expectativa é sair daqui uma profissional melhor, mais capacitada e qualificada para poder estar em sala de aula e conseguir trocar melhor experiências com os futuros alunos", diz.

Ela ainda ressalta que atua há dez anos no SUS e se interessa pela docência voltada para os profissionais da saúde pública. “Sinto a necessidade de me capacitar, de podermos melhorar a maneira de darmos aula, que ainda é um modelo tradicional de ensino. O curso foi um meio de me qualificar e ser uma professora melhor futuramente", anima-se.

Demanda

O curso teve 210 inscritos, sendo 70 destes selecionados inicialmente para compor uma turma de 35 alunos. Devido à grande demanda, está previsto outro edital de seleção para a ação educacional no primeiro semestre de 2018. A atividade tem carga horária de 60 horas e as aulas, com metodologias ativas, seguem até dezembro deste ano.

Por Ayrá Sol Soares / ESP-MG