Coordenadores de vigilância em saúde e referências técnicas do Programa de Controle das Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em 53 municípios do Norte de Minas participaram nesta sexta-feira, 17/11, de um encontro organizado pela Regional de Saúde de Montes Claros com o objetivo de alinhar as ações a serem implementadas já a partir deste final de ano e em 2018, visando combater a proliferação do mosquito. O encontro foi realizado no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria.

FOTO 3 1

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador na Regional de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, explicou que o alinhamento de ações entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com os municípios é de fundamental importância para evitar o aumento de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre elas a dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.

Apesar de não haver evidências de que em 2018 ocorram surtos de doenças transmitidas pelo Aedes, Josianne Gusmão alertou que as equipes de saúde dos municípios precisam estar atentas para as notificações dos casos de dengue, Chikungunya e zika vírus no site do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde. As notificações são importantes para orientar os governos Federal e Estadual na definição de ações a serem implantadas junto com os municípios quanto à intensificação do combate ao Aedes aegypti, bem como na estruturação dos serviços para atendimento das pessoas acometidas por doenças transmitidas pelo mosquito.

Na última quinta-feira, 16/11, a Regional de Montes Claros enviou a todos os municípios que integram a sua área de atuação um memorando destacando que neste período também é importante as secretarias de saúde terem diagnóstico laboratorial de todos os casos suspeitos de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Desta forma, é necessário que os municípios intensifiquem a coleta de amostras priorizando a pesquisa viral de arbovírus.

Para a pesquisa viral as amostras devem ser coletadas até cinco dias após o início dos sintomas e serem conservadas em botijão de nitrogênio líquido para ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Para os casos de pacientes que procurarem atendimento médico após o quinto dia do início dos sintomas, os profissionais de saúde devem coletar amostra para a realização de exame de sorologia.

Investimentos

Além de nova campanha publicitária com o tema “Com o Aedes não se Brinca”, a SES-MG já definiu uma série de novas estratégias para controle e enfrentamento da dengue, zika e Chikungunya. Entre os investimentos realizados está a aquisição de 60 novos veículos e equipamentos para U.B.V. no valor total de R$ 7 milhões 980 mil; aquisição de 35 veículos destinados às unidades regionais de saúde, Fundação Ezequiel Dias e laboratórios macrorregionais no valor total de R$ 4 milhões.

Também foram adquiridos 3 mil equipamentos costais e 1 mil 300 equipamentos motorizados para dispersão de inseticidas no valor total de R$ 3 milhões; compra de 100 galões de nitrogênio para qualificar o monitoramento viral no valor total de R$ 300 mil e aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos para implantação de unidades de hidratação no valor total de R$ 350 mil.

Ainda integram as ações o envio de materiais impressos para unidades de saúde (contendo protocolos assistenciais e diretrizes para a organização dos serviços); atualização do Plano Estadual de Contingência para 2017 e 2018; reativação dos 28 Comitês Regionais das Doenças Transmitidas pelo Aedes; retomada das reuniões do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus; implantação de armadinhas de ovos do mosquito Aedes aegypti, chamadas Ovitrampas.

Inicialmente já foram investidos pela SES-MG R$ 18 milhões nas ações de mobilização, prevenção, assistência e controle. Mas para o período de 2017/2018, está previsto pela SES-MG investimento superior a R$ 89, 5 milhões em todas as atividades de enfrentamento do Aedes.

Por Pedro Ricardo