Nesta quinta-feira (09/11), a Unidade Regional de Saúde de Ubá promoveu, com a parceria do Curso de Medicina da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc), o IV Encontro Outubro Rosa e Novembro Azul realizado na Associação dos Empregados do Comércio de Ubá. 

O evento contou nesta edição com mais 50 vagas disponíveis à comunidade. O objetivo foi de sensibilizar e conscientizar sobre as campanhas de outubro rosa e novembro azul, sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher e do homem. 

De acordo com Maria Célia Motta Gressi, referência da Saúde da Mulher da regional, “o encontro é um trabalho que sensibiliza as pessoas em relação aos cuidados com a saúde. Ele é realizado há três anos e, no decorrer desse tempo, várias pessoas pararam de fumar, reduziram o álcool e mudaram seus hábitos”, explica. 

Para o Diretor da Regional de Ubá, Reginaldo Furtado de Carvalho, o evento mostra o empenho e o trabalho realizado pela regional e seus servidores com a saúde do homem e da mulher. 

Crédito: Lázaro Cassimiro Dias

“É de extrema importância que temas como esse sejam discutidos com a comunidade. O trabalho da Regional é tratar a saúde como prioridade e é isso que mostramos com a realização deste encontro, principalmente este ano com a parceria e apoio do curso de Medicina da Fagoc”, completa. 

Palestras, fóruns de trabalhos e sorteios de brindes fizeram parte do encontro. O psicólogo e hipnoterapeuta Júlio César Custódio palestrou sobre o “Efeito do pensamento e das emoções na saúde”. Segundo ele, o autoconhecimento sobre seus pensamentos e emoções é o primeiro passo para melhor qualidade de vida e saúde. 

“Quanto mais abrirmos esses temas à população e a deixarmos à vontade, maior será a abertura para procurar informação, ajuda e, consequentemente, prevenção. Quando o câncer deixa de ser associado à morte, a pessoa tem uma perspectiva melhor e, como pesquisas indicam, perspectivas melhores indicam um prognóstico melhor também”, explica Júlio César Custódio. 

A segunda palestra, intitulada “Falando sobre câncer e seus fatores de risco”, foi ministrada pelo Dr. Márcio Luiz Rinaldi. Ele expôs os diversos fatores ambientais e genéticos que podem causar câncer, além de orientações quanto à prevenção e diagnóstico. 

“O grande problema do câncer é multifatorial. Houve um grande avanço em diagnóstico, pois começamos a diagnosticá-lo de forma cada vez mais precoce devido a maior conscientização das pessoas. Porém, ainda há muito o que ser estudado e avançado quando falamos em câncer. A melhor maneira de se prevenir ainda continua sendo a adoção de hábitos saudáveis, incluindo uma saúde mental em ordem”, expõe Dr. Márcio Rinaldi. 

Além das palestra, também estavam incluídos momentos de fórum, em que representantes de municípios da região, bem como instituições da área da saúde apresentaram ações e campanhas desenvolvidas em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. Entre as instituições e municípios, estavam a Fundação Cristiano Varella e o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), ambos de Muriaé, e os municípios de Guidoval e São Geraldo. 

 

Por Lavínia Luisa R. de Faria

Enviar para impressão