Nesta quarta-feira (08/11), a Regional de Saúde de Uberlândia realizou alinhamento para orientar os gestores e técnicos municipais para o acompanhamento e monitoramento dos dados que são inseridos no Gerenciamento de Indicadores Compromissos e Metas (Geicom). As políticas e programas estaduais de saúde abordados na capacitação foram: Farmácia de Todos, Cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde, Política Estadual de Promoção da Saúde (Poeps), Fortalecimento da Vigilância em Saúde, Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Odontologia Hospitalar, Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais Gestão Compartilhada e Incentivo (Pro-Hosp), Programa de Urgência e Emergência (Pro-Urge), Rede Cegonha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro Estadual de Atenção Especializado (Ceae).

Foram convidados os gestores municipais, os membros das Comissões Temáticas, as referências técnicas dos programas e políticas, as referências responsáveis pelo preenchimento do Geicom e os prestadores hospitalares, todos os 18 municípios.

Em uma das reuniões das Comissões Temáticas, a Regional de Saúde de Uberlândia percebeu que os técnicos dos municípios tinham muitas dúvidas sobre o Geicom, explicou a secretária executiva da Comissões Intergestoras Regiona (CIR) e a Comissão Intergestores Regional Ampliada (Cira), Raquel Matos, principalmente em relação às justificativas. “O ideal é cumprir os indicadores dos programas e políticas sem precisar justificar, porém caso seja necessário, que atenda aos critérios necessários com as comprovações adequadas”, enfatizou a secretária.

A responsável pela prestação de contas do setor de convênios e monitoramento do Geicom na Prefeitura de Monte Carmelo, Alessandra Caetano Mundim, relatou que tinha muitas dúvidas e dificuldades que foram esclarecidas no alinhamento. “Um ponto que precisamos melhorar são as justificativas, que devem ser mais bem detalhadas. Precisamos também anexar os documentos ao sistema. Existe uma aba específica para isso, que é o repositório de documentos que eu não sabia”, finalizou Mundim.

Por Priscilla Fujiwara