A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou, no dia 7/11, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Pedra Azul; e nos dias 8 e 9/11, na Faculdade Alfa em Almenara, um treinamento sobre o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) Web, módulo Online. O evento contou com a participação de coordenadores de imunização, enfermeiros e técnicos de enfermagem das microrregiões de saúde de Almenara, Itaobim e Pedra Azul, que trabalham nas salas de vacina.

Crédito: Allan Campos

A Referência Técnica do SIES, da Coordenação de Imunização do Nível Central, Alessandra Alves, destacou que o SIES visa agilizar, facilitar e aprimorar o abastecimento de insumos estratégicos, permitindo o acompanhamento dos pedidos e estoques em tempo real, o que possibilita um rastreamento eficaz dos insumos e agilidade no atendimento.

“O sistema é autoexplicativo, o que ajuda muito aos profissionais no momento de se familiarizar com o programa. Outra vantagem é que o controle do estoque é muito eficiente. É por meio do SIES que os municípios irão solicitar os imunobiológicos, para posteriormente, adquiri-los e administrá-los na sala de vacina”, explicou Alessandra.

A enfermeira e referência técnica do SI-PNI Web e do Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) do Nível Central, Aline Vimieiro, explicou que o SI-PNI possibilita avaliar a cobertura vacinal dos municípios, além do acompanhamento do histórico de vacinação de cada indivíduo do município.

“Os benefícios do Sistema são vários, como, registrar, por faixa etária, as doses de imunobiológicos aplicadas e calcular a cobertura vacinal. Fornece informações sobre os imunobiológicos da rotina, dos Centros Especiais e dos aplicados durante as campanhas nacionais de vacinação; acompanha as notificações de eventos adversos pós vacinação, o estoque e a utilização de imunobiológicos das salas de vacinação. Enfim, o Sistema permite uma otimização, uma maior organização do processo de trabalho e uma melhor qualificação das informações dos bancos de dados municipais, estaduais e federais”, disse Aline.

A Coordenadora do Programa de Imunização da Gerência regional de Saúde de Pedra Azul, Stefane Moura, acrescenta que a descentralização do SIES e a capacitação do SI-PNI web é um avanço significativo na operacionalização dos dados do programa de imunização. Isto porque vai resultar em uma maior resolubilidade no processo de trabalho.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Por Allan Campos