A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira (06/11) a reunião técnica da Atenção Primária à Saúde (APS) para os gestores, coordenadores, profissionais das equipes de saúde da família e saúde bucal dos 37 municípios de sua jurisdição. 

Durante a reunião foram abordados diversos temas como a Carteira de Serviços Municipais da APS, Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), Promoção da Saúde, Programa Saúde na Escola, Método Canguru, dentre outros, com objetivo de reforçar temáticas relevantes da atenção primária à saúde junto aos representantes municipais, bem como fortalecer as relações entre a regional e os municípios e entre os próprios municípios. 

Crédito: Adriana Mendes

A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Thaís Pereira Goulart Soranço, destacou que “estes encontros são imprescindíveis para o sucesso das ações no âmbito municipal e regional, constituindo-se em oportunidade para reforçar e fortalecer os trabalhos a serem desenvolvidos, objetivando-se a qualificação da APS”. 

Uma das temáticas abordadas foi o NASF, que tem como objetivo ampliar a abrangência das ações da Atenção Primária, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de regionalização a partir da APS. Nesse sentido, se mostra a importante estratégia na busca da integralidade e da qualidade do cuidado aos usuários.  

Para a Referência Técnica do NASF, João Paulo Gouvêa, “buscamos nessa oportunidade mostrar que, apesar de voluntária, a adesão de todos os nossos 37 municípios é altamente desejável, posto que uma NASF funcionando adequadamente impacta positivamente na resolubilidade e qualidade da APS. Atualmente, 09 dos nossos municípios ainda não manifestaram interesse na implantação do NASF, nesse contexto nos dirigimos mais especificamente a eles, focando no processo de credenciamento, destacando a importância da adesão à essa estratégia e colocando-nos à disposição para auxiliá-los no processo”, destaca João Paulo Gouvêa. 

 

Por Adriana Mendes