A Unidade Regional de Saúde de Ituiutaba realizou, nesta quinta-feira (09/11), o Encontro de Segurança do Paciente. O objetivo da reunião é sensibilizar profissionais para notificação de eventos adversos e consequentes investigações e ações corretivas nos serviços de saúde.

Crédito: Otalino Antonio Rodrigues

Ao longo do encontro, 43 profissionais, de nove hospitais da microrregião, falaram sobre a importância do trabalho dos Núcleos de Segurança do Paciente.

Nádia Aparecida Campos Dutra, coordenadora do Setor de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e Rosilaine Aparecida da Silva Madureira, também da coordenação, ministraram as palestras.

“O evento é importante para ajudar a promover um diagnóstico situacional do perfil das ocorrências de eventos adversos, o que pode subsidiar ações mais concretas para uma assistência com qualidade e livre de danos à saúde da população”, afirmou Nádia Dutra.

De acordo com Thatiana Neves França Vasconcelos, coordenadora de Vigilância Sanitária da Regional de Ituiutaba, alguns hospitais da região Triângulo Norte cadastraram seus núcleos no Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária (NOTIVISA) e outros estão em processo de cadastramento.

"O mais importante agora é que eles atuem notificando cada vez mais a ocorrência de eventos adversos, investigando-os e sugerindo ações preventivas e corretivas nos serviços” explicou Thatiana Neves.

Ao final do encontro, as referências estaduais entregaram certificados de reconhecimento aos hospitais que notificaram no FORMSUS as infecções relacionadas à Assistência à Saúde, durante os meses de 2016.

Por Otalino Antonio Rodrigues