Realização de análises laboratoriais em amostras de água e alimentos, para monitorar a qualidade desses produtos oferecidos ao consumo em todo o Estado de Minas Gerais. O objetivo é identificar agentes causadores de doenças transmitidas pela água ou alimentos, mediante denúncias feitas pelo consumidor ao Ministério Público, institutos de defesa do consumidor e órgãos de Vigilância Sanitária.

O monitoramento atende a demandas encaminhadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por órgãos municipais de Vigilância Sanitária, além de incluir, na seleção para testes, também produtos que apresentaram maior índice de reprovação em monitoramentos anteriores. O cidadão também pode solicitar as análises através da Vigilância Sanitária de seu município. Basta ligar para o órgão, que pedirá ao interessado que envie uma amostra do produto denunciado ou enviará um fiscal ao local para coleta de amostra.

O cidadão também pode acionar o Ministério Público ou os institutos de defesa do consumidor, os quais, por sua vez, também vão recorrer à Vigilância Sanitária. Podem ser feitos exames para identificação de aditivos químicos, pesquisa e identificação de fraudes em alimentos e bebidas, avaliação de condições higiênicas e sanitárias, pesquisas de fungos, bactérias e resíduos de pesticidas, entre outros.

Mais informações sobre o serviço de análise podem ser obtidas pela unidade abaixo ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) ou ainda enviando mensagens através do fale conosco disponível no sítio da Funed.

 

 

Documentos necessários:

Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço

Valor:

Gratuito

Órgão responsável:

Fundação Ezequiel Dias

Anexos:

Locais onde o serviço é prestado:

Lista de Municípios
Lista de Locais Selecione a Unidade