Finalidade: implantar centros de atenção secundária à saúde, denominados centros Hiperdia Minas, propiciando ações especializadas direcionadas à saúde da população portadora de hipertensão arterial com alto grau de risco cardiovascular e/ou portadora de diabetes mellitus com controle metabólico ruim, integrados com a atenção primária e a atenção terciária.

Os Centros Hiperdia Minas são Centros de Referência Secundária; integrados a atenção primária e à terciária; implantados em regiões de saúde de Minas Gerais cujos objetivos específicos são:

• Prestar assistência especializada aos usuários com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica mais complexos;
• Supervisionar a atenção prestada a esses usuários pelo nível primário de assistência à saúde;
• Promover educação permanente aos profissionais de saúde envolvidos na Atenção Primaria à Saúde e na Atenção Secundária à Saúde;
• Fomentar pesquisas clínicas e operacionais em hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica.

Até o ano de 2014, Minas Gerais possui 15 Centros Hiperdia Minas. Esses Centros cobrem 21 regiões de saúde + 7 municípios das 77 regiões sanitárias de Minas Gerais, beneficiando mais de 4.549.390 de mineiros (22,9% da população).

Classificação dos municípios aptos a participarem da 2ª etapa para inserção na Rede Hiperdia Minas conforme Resolução SES/MG nº 4.250, de 19 de março de 2014.

GERENTE RESPONSÁVEL Flávia Gomes

Relatório de acompanhamento do projeto

Programa relacionado

Não há items para os filtros especificados.