Análise realizada em produtos de limpeza (saneantes) para verificar se foram produzidos em conformidade com os padrões sanitários exigidos. A fiscalização é necessária já que, fora dos padrões, esses produtos podem causar sérios danos à saúde, como queimaduras, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações.

Entre os testes realizados, estão análise da rotulagem e do aspecto do produto e sua identificação. Os testes determinam, ainda, pH do produto e o teor de várias substâncias presentes em saneantes, como aldeídos totais, cloro livre, formaldeído; fosfato total, glutaraldeídos, tensoativos aniônicos e catiônicos e sua biodegradabilidade. São feitas também avaliações de atividades como bacteriana e fungicida, entre outras, para identificar a eficácia dos produtos; contagem de bactérias aeróbicas, bolores e levedura; e pesquisa de patógenos, para detectar presença de bactérias que transmitem doenças.

A análise é realizada a pedido de órgãos da Vigilância Sanitária, através de convênio mantido com a unidade de atendimento abaixo. O cidadão também pode pedir o exame, mas a solicitação deve ser encaminhada à Vigilância Sanitária de seu município, à qual cabe acionar o serviço. Basta ao consumidor que se sentiu lesado ligar para a Vigilância Sanitária, que solicitará o produto denunciado ou enviará um fiscal ao local para coleta de amostra.

Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo ou pelo pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) ou enviando mensagens através do fale conosco disponível no sítio da Funed.

 O manual de coleta da Fundação com outras informações referentes ao processo encontra-se abaixo.

 

Documentos necessários:

Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço

Valor:

Gratuito

Órgão responsável:

Fundação Ezequiel Dias

Anexos:

Locais onde o serviço é prestado:

Lista de Municípios
Lista de Locais Selecione a Unidade