Análise da qualidade de cosméticos encontrados no mercado. São feitos testes em diversos produtos de beleza, como: tintura, creme alisante, hidratante capilar, sabonete líquido, xampu, gel fixador, condicionador, protetor solar, além de sabonete, xampu e condicionador infantis.

Os exames são realizados a pedido de órgãos de Vigilância Sanitária, mediante convênio mantido com a unidade de atendimento abaixo. Qualquer cidadão também pode pedir o exame, mas a solicitação deve sempre ser encaminhada à Vigilância Sanitária de seu município, o que pode ser feito pelo telefone. O interessado será orientado a enviar amostra do produto ao órgão ou receberá a visita de um fiscal para coleta de amostra. O objetivo das análises é a prevenção contra eventuais riscos de problemas ou doenças causados por produtos de beleza, bem como identificar a presença de materiais prejudiciais à saúde.

Entre os exames feitos, incluem-se determinação das características organolépticas do produto, ou seja, aspecto, cor e odor; testes de pH, análise de rotulagem e de teor de sólidos (cinzas), além de exames de peróxido de hidrogênio, contagem de bactérias aeróbicas, bolores e leveduras e pesquisa de patógenos (bactérias que transmitem doenças).

Acesse também o manual de coleta de amostras. Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo ou pelo pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) ou enviando mensagens através do fale conosco disponível no sítio da Funed.

 

 

 

Documentos necessários:

Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço

Valor:

Gratuito

Órgão responsável:

Fundação Ezequiel Dias

Anexos:

Locais onde o serviço é prestado:

Lista de Municípios
Lista de Locais Selecione a Unidade