Sobre o caso que havia sido notificado como suspeito para Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informa:

Atualização situação da paciente e exames

A paciente que estava no Hospital Eduardo de Menezes (HEM) recebeu alta na tarde de ontem, dia 23/01, com quadro clínico estável e segue melhorando.

Em relação aos resultados dos exames processados pela FUNED, os mesmos ficaram prontos e deram negativo para todas as doenças pesquisadas. A FUNED processou nove exames, a saber: Infuenza A e B, Adenovírus, Bocavírus, metapneumovírus, parainfluenza 1, parainfluenza 2, parainfluenza 3 e vírus sincicial respiratório.

A amostra da paciente foi encaminhada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde foram realizados alguns exames e foi confirmado que a paciente foi acometida pelo rinovírus.  O rinovírus humano (HRV) é o mais comum entre os agentes virais associados a infecções no trato respiratório superior.

Histórico

Em 21/01/2020, foi identificada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte uma paciente, brasileira, de 35 anos, proveniente da China (esteve em Shangai) e que desembarcou em Belo Horizonte no dia 18/01, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda. Ela foi conduzida rapidamente para o Hospital Eduardo de Menezes (HEM) para observação cuidadosa em ambiente hospitalar. O HEM foi prontamente acionado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG) e CIEVS-BH e se organizou em poucos minutos para receber a paciente.

A notificação se deu porque a paciente esteve em um evento internacional na China, teve contato com pessoas de diversos locais do mundo, com vários dias de duração e apresentava sintomas respiratórios.

Quando a paciente procurou atendimento no município de Belo Horizonte, a SES-MG ainda não dispunha do protocolo do Ministério da Saúde, com orientações sobre esses casos.

Por medida de precaução, para evitar a disseminação de uma possível nova doença, ainda desconhecida, foi decidido pelo isolamento da paciente, foram coletadas amostras laboratoriais para fazer exames de vírus respiratórios e notificado como caso suspeito.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais teve acesso às orientações oficiais do do Ministério da Saúde, na quinta-feira (23/01), por meio do Boletim Epidemiológico n. 04, onde constam os critérios de definição de casos suspeitos para o Novo Coronavírus.

Assim, a partir deste protocolo veiculado nessa quinta-feira, 23/01, o Estado de Minas Gerais irá adotar as recomendações do Ministério da Saúde e o caso não atendeu ao critério de caso suspeito para o Novo Coronavírus.

Por Jornalismo SES-MG