A Regional de Saúde de Alfenas promoveu, nessa quarta-feira (13/11), treinamento aos municípios de sua abrangência para a utilização do E-SUS. O curso, que foi ministrado pelo coordenador do NAPRIS e referência técnica do e-SUS da Regional de Passos, Gilmar Antônio Batista Machado, teve como objetivo sanar dúvidas e esclarecer o que muda e o que permanece após a publicação da Portaria nº2.499/19, que entra em vigor no dia 23 de novembro e foi destinado às referências técnicas municipais do sistema e-SUS, aos coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e representantes da Vigilância em Saúde.

esus

A portaria Nº 2499, de 23 de Setembro de 2019, estabeleceu o prazo de 60 dias para que o registro de dados de aplicação de vacinas e outros imunobiológicos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde, por meio do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI e API Web), fosse encerrado e a partir do próximo dia 23 deverá ser feito na plataforma e-SUS.

Para Gilmar Antônio Batista Machado, “desde a publicação da portaria, os municípios têm ficado preocupados com a integração do e-SUS e SIPNI. Nessa capacitação estamos buscando trabalhar as dificuldades que eles vão encontrando nessa mudança, já que elas variam de acordo com a realidade de cada município, com sua estrutura e servidores envolvidos”, disse.

Ainda segundo Gilmar Machado, “a plataforma é prática, muito útil e está em constante aprimoramento. De início pode ser mais difícil para quem não estava ainda ambientado com ela, como os vacinadores. Essa integração de sistemas para os usuários também vai ser muito bom, já que o cidadão vai poder saber se está em dia com suas vacinas pelo aplicativo Meu DigiSUS, por exemplo”, esclareceu.

Segundo a referência técnica no NAPRIS da SRS Alfenas, Juliana Aparecida Pacheco Moreira, o treinamento foi importante para esclarecer dúvidas sobre a integração dos programas. “Essa capacitação é de fundamental importância para os municípios, para que possam tirar dúvidas com relação à integração dos sistemas e fortalecer o processo de trabalho na Atenção Básica”, Explicou.

Durante o treinamento, os municípios foram divididos em duas turmas, uma na parte da manhã e outra à tarde. Os participantes fizeram perguntas e acompanharam simulações no sistema. “Foi muito esclarecedor! O sistema tem muitos recursos, agora vai ser possível ver rapidamente as pessoas que estão com vacinas em atraso, por exemplo”, comentou Erica de Fátima Silva Raimundo, técnica de Enfermagem de Serrania.

e-SUS

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Por Thayane Lenzi